Portal Barcarena
@portalbarcarena
Hydro
DM Benefícios
Slide
Slide
Slide
Slide
Murucupi
previous arrow
next arrow
Navegação

Passageiros de navio enfrentam pânico após alagamento durante travessia na Baía do Marajó

Passageiros de navio enfrentam pânico após alagamento durante travessia na Baía do Marajó
A embarcação, com mais de 300 pessoas a bordo enfrentou forte maresia e alagamentos nas proximidades de Vila do Conde, em Barcarena

Passageiros do navio Ana Beatriz VIII viveram momentos de pânico na segunda-feira (14) durante a travessia da Baía do Marajó, no Pará. A embarcação, com mais de 300 pessoas a bordo, além de cargas e dez veículos, enfrentou forte maresia e alagamentos nas proximidades de Vila do Conde, em Barcarena. Segundo o portal Sales Nafes, os passageiros eram fiéis que retornavam para Macapá (AP) após participarem do Círio de Nazaré, em Belém.

A viagem, que começou com três horas de atraso, às 14h de segunda-feira, encontrou condições adversas por volta das 17h, quando o navio iniciou a travessia da baía. A forte maresia causou o tombamento da carga no primeiro convés, o que fez a embarcação perder o lastro, gerando pânico entre os passageiros.

Segundo o portal Sales Nafes, os passageiros eram fiéis que retornavam para Macapá após participarem do Círio de Nazaré, em Belém.

Apesar do susto, o navio conseguiu atracar em um pequeno porto comunitário na Ilha do Capim. Uma equipe da Capitania dos Portos de Belém chegou ao local na manhã de terça-feira (15) e constatou excesso de carga, impedindo que a embarcação seguisse viagem. Uma segunda embarcação foi acionada para concluir o trajeto. Felizmente, ninguém ficou ferido.

Em nota, a Marinha do Brasil, por meio da Capitania dos Portos da Amazônia Oriental (CPAOR) instaurou um Inquérito sobre Acidentes e Fatos da Navegação para apurar as causas e responsabilidades

NOTA À IMPRENSA

A Marinha do Brasil informa que tomou conhecimento, na tarde de ontem (14), de que um ferry boat, que realizava o trajeto de Belém-PA à cidade de Santana- AP, sofreu embarque de água quando navegava nas proximidades de Vila do Conde, supostamente devido à intensidade do vento e efeitos da corrente de maré.

Uma outra embarcação, que navegava nas proximidades do local, prestou auxílio e realizou o reboque até a Ilha do Capim, no município de Abaetetuba-PA. Não houve feridos, nem indícios de poluição ambiental.

A Capitania dos Portos da Amazônia Oriental (CPAOR) informou à empresa que a embarcação não poderá seguir viagem até que as suas condições de estabilidade sejam comprovadas por vistoria de engenheiro naval da entidade certificadora. A empresa responsável providenciou uma embarcação, a fim de realizar o transbordo dos passageiros.

A CPAOR enviou uma equipe de inspetores navais até o local do ocorrido e instaurou um Inquérito sobre Acidentes e Fatos da Navegação para apurar as causas e responsabilidades.

A Marinha coloca à disposição do cidadão os telefones do Disque Emergências Marítimas e Fluviais (185) e da CPAOR, (91) 3218-3950 ou (91) 98134-3000 (aplicativo de mensagem instantâneas), para receber informações a respeito de qualquer situação que possa afetar a salvaguarda da vida humana no mar e vias navegáveis, a segurança da navegação, ou que represente risco de poluição ao meio hídrico”.

Hydro

Compartilhe:

Sicredi
Governo do Estado 1
Governo do Estado - Verão 2024
New Fortress
ASF
Dm Benefícios
Búfalo Brasil
DM Benefícios
Murucupi
Hydro
previous arrow
next arrow

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nos envie uma mensagem