A partir do dia 15 de agosto, a Rota do Pará, concessionária responsável pela administração das rodovias que ligam a Região Metropolitana de Belém ao distrito de Morada Nova, em Marabá, inicia a cobrança de pedágio. A operação será educativa nos lotes 1 e 4, incluindo as Praças de Pedágio 1, 2, 7 e 8. A medida foi autorizada pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (SEINFRA) e pela Agência de Regulação e Controle dos Serviços Públicos de Transporte (ARTRAN).
Durante os primeiros 15 dias do mês de agosto, equipes estarão presentes para orientar os motoristas sobre o uso das praças de pedágio e os serviços disponíveis. A Rota do Pará informou que o valor da tarifa será publicado pela ARTRAN antes do início da cobrança. Serão aceitas todas as formas de pagamento, bem como o uso de TAGs nas faixas de cobrança automática, além da oferta de desconto progressivo para usuários frequentes. A concessionária reforça que motocicletas são isentas do pagamento de tarifa.
Desde sua concessão em agosto de 2024, a Rota do Pará investiu mais de R$ 245 milhões em recuperação, operação, manutenção e modernização das rodovias PA-150, PA-475, PA-483, Alça Viária, e trechos da PA-252 e PA-151. Os investimentos continuam pelos próximos 30 anos, com planos para expansão de capacidade e melhorias adicionais a partir de 2026.
Para mais informações sobre o projeto e detalhes sobre as tarifas de pedágio, os usuários podem entrar em contato através do número 0800 150 1150 ou pelo e-mail ouvidoria@rotadopara.com.br.