A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta segunda-feira (21), a Operação Postálica, com o objetivo de combater o tráfico interestadual de drogas realizado por meio dos Correios. A PF cumpriu um mandato de busca e apreensão em Barcarena, no Pará, que a Vara Criminal da Comarca do município expediu. Durante a ação, os agentes apreenderam o celular do investigado.
O alvo da operação é suspeito de adquirir drogas de outros estados e utilizar os Correios para transportar as substâncias ilícitas, que eram ocultadas em encomendas para disfarçar o conteúdo verdadeiro.
A investigação teve início há dois anos, quando a Receita Federal interceptou uma encomenda no Centro de Distribuição dos Correios, em Belém, proveniente de São Paulo. Com a ajuda de um cão farejador, foram encontrados cinco quilos de maconha. A droga foi apreendida pela Polícia Federal, que iniciou a apuração dos fatos, culminando na Operação Postálica. As investigações continuam para identificar outros possíveis envolvidos no esquema.