Portal Barcarena
@portalbarcarena
Hydro
DM Benefícios
Slide
Slide
Slide
Slide
Murucupi
previous arrow
next arrow
EXPORTAÇÃO

Porto de Vila do Conde registra maior alta na movimentação de cargas entre complexos públicos brasileiros

Com 1,6 milhão de toneladas movimentadas em outubro, o complexo portuário alcançou um aumento de 37,37% em relação ao mesmo período de 2023

O Porto de Vila do Conde, no Pará, destacou-se entre os dez maiores portos públicos do Brasil ao registrar a maior variação positiva na movimentação de cargas durante o mês de outubro de 2024. Com um total de 1,6 milhão de toneladas movimentadas, o complexo portuário alcançou um aumento de 37,37% em relação ao mesmo período do ano anterior, segundo o Estatístico Aquaviário da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ).

O porto de Santos, maior da América Latina, também apresentou variação positiva (5,7%). O porto de São Francisco do Sul, localizado em Santa Catarina, cresceu 21% em movimentação no mês de outubro, com destaque para carga geral.

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, afirma que o crescimento é fruto do planejamento estratégico do Governo Federal para a melhoria da exportação de cargas no país. “O resultado traz impacto positivo diretamente na nossa economia, sobretudo em cada região em que os portos estão instalados, trazendo emprego e aumentando a renda do brasileiro. Os investimentos públicos e privados aportados neste ano impactam na celeridade das exportações, resultando em melhorias nas tecnologias dos nossos complexos portuários”, destacou.

Cargas e Navegação

Em relação às cargas conteinerizadas, a movimentação do mês atingiu 12,1 milhões de toneladas. Isso representa 1,1 milhão de TEUs movimentados, um crescimento de 11,64%. Desse total, 0,8 milhão de TEU foram movimentados em longo curso e 0,3 milhão por cabotagem.

Cargas gerais apresentaram movimentação de 5,0 milhões de toneladas de cargas em outubro de 2024; granel sólido chegou a 64,4 milhões de toneladas; e granel líquido alcançou 25,8 milhões.

Por sua vez, a movimentação de cargas de longo curso foi de 80,9 milhões de toneladas no mês, a cabotagem atingiu uma movimentação de 22,4 milhões de toneladas e a navegação interior chegou a 3,9 milhões de toneladas em outubro.

Terminais Privados

Os terminais autorizados tiveram queda de 5,43% na movimentação em relação a outubro do ano passado. O setor movimentou 67,7 milhões de toneladas de cargas. A carga conteinerizada transportada nos complexos privados, no entanto, cresceu mais de 18% no período.

Já o destaque percentual, entre os 10 TUPs que mais movimentaram no mês, ficou para o Terminal Portuário do Pecém (CE), que registrou crescimento de 29,26%, com 1,7 milhão de toneladas de cargas.

Fonte: Ministério de Portos e Aeroportos

Hydro

Compartilhe:

Veja mais:

Sicredi
Governo do Estado - vacina
New Fortress
Governo do Estado - Infraestrutura
ASF
Dm Benefícios
Governo do Estado - Desmatamento
Búfalo Brasil
DM Benefícios
Murucupi
Hydro
previous arrow
next arrow

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nos envie uma mensagem