O Porto de Vila do Conde, em Barcarena (PA), deverá receber um Sistema de Gerenciamento e Informação do Tráfego de Embarcações (VTMIS), tecnologia considerada padrão nos principais hubs portuários do mundo. O equipamento permite monitorar, em tempo real, o tráfego marítimo e as condições de navegabilidade, ampliando a segurança e a eficiência das operações.
O Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) prevê investir R$ 380 milhões para equipar portos estratégicos do país com o VTMIS. Além de Vila do Conde, o sistema está sendo implantado em Santos (SP), Paranaguá (PR), Rio de Janeiro (RJ), Rio Grande (RS), Itaguaí (RJ) e Itaqui (MA). Juntos, esses portos concentram 56% da movimentação dos portos públicos brasileiros.
No caso do porto de Barcarena, o MPor informou que a implantação ainda está na fase de estudos técnicos, responsáveis por definir o nível de investimento e as especificações necessárias para atender às particularidades da área.
Segundo o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, os investimentos fazem parte de uma estratégia de modernização contínua do sistema portuário nacional
“Estamos trazendo para o país o que há de mais avançado em tecnologia portuária, um sistema utilizado nos principais terminais do mundo e que amplia nossa eficiência logística”, afirmou. “Nossos portos estão batendo recordes de movimentação e precisamos constantemente modernizá-los e aumentar sua eficiência.”
Além da gestão do tráfego, o VTMIS oferece recursos de visão noturna e integra informações de radares, câmeras e sensores, permitindo identificar atividades suspeitas e apoiar ações de combate a ilícitos, como tráfico de drogas e contrabando. O sistema também possibilita o compartilhamento de dados com outros órgãos de controle.
A tecnologia faz parte do programa de Inteligência Logística Portuária do Governo Federal, que também inclui o VTS (Vessel Traffic Services) e o LPS (Local Port Service). De acordo com o MPor, esses sistemas aproximam o Brasil das práticas adotadas em grandes portos globais, reforçando a segurança da navegação e a proteção ambiental.
Situação em outros portos
Em Santos, o maior porto da América Latina, o processo de contratação do VTMIS já foi licitado e o resultado deve ser divulgado no início de dezembro. Em Paranaguá, o edital está previsto para ser lançado ainda este ano e prevê operação inicial pela autoridade portuária por cinco anos.
No Porto do Rio Grande, um VTS — tecnologia similar — está em implementação, com sensores capazes de medir vento, maré e salinidade. No Rio de Janeiro, a implantação ocorre por etapas e já conta com um novo Centro de Controle Operacional.
Além de Vila do Conde, os Portos de Belém e Santarém (PA), Salvador e Aratu (BA), São Francisco do Sul, Imbituba e Itajaí (SC), Fortaleza (CE) e Manaus (AM) também estão em fase de estudos para definição das necessidades técnicas e dos investimentos.




































Uma resposta
Para a implantação do VTMIS será necessário mão de obra altamente especializada para o perar o sistema. Isso abre possibilidade de novos empregos em Barcarena. Como e onde será possivel acessar formação inicial para pleitear esses novos empregos?