A Hidrovias do Brasil realizou, em janeiro, as cerimônias de encerramento e abertura de novas turmas do Programa Tecer nos municípios de Barcarena e Itaituba, no Pará. Os eventos marcaram a formatura de 50 participantes e reforçaram o compromisso da companhia com o desenvolvimento social nas regiões onde a empresa atua.
Voltado à formação técnica e empreendedora de mulheres e pessoas LGBTQIAPN+, o Programa Tecer oferece capacitação nas áreas de corte, costura e gestão de negócios. A iniciativa tem gerado impactos sociais, econômicos e ambientais positivos nas comunidades atendidas. Ao todo, 320 quilos de resíduos foram reaproveitados na confecção de mais de mil peças, entre bolsas, mochilas e necessaires, contribuindo para um aumento médio de 42% na renda dos participantes.
Uma das formandas em Itaituba, Ivaneide Lima, comemorou a conclusão do curso e destacou o impacto pessoal da experiência. “Eu tinha o sonho de costurar. Acho bonita a arte que transforma tecido em saia, bolsas. O projeto elevou muito a minha autoestima porque, quando você pega um tecido e depois vê a peça pronta, é uma satisfação ver que a gente consegue”, afirmou.
As cerimônias foram realizadas nos dias 13 e 23 de janeiro e reuniram participantes, membros da comunidade, parceiros locais e representantes da Secretaria Municipal de Assistência Social, reforçando a articulação institucional em torno de ações de impacto social positivo. Em cada município, os eventos também marcaram o início de uma nova edição do programa, prevista para o primeiro semestre de 2026.
Em Barcarena, a aluna Priscila Santos destacou que o Tecer possibilitou o aprendizado de um novo ofício. “O projeto mudou muita coisa para mim. Aprendi a costurar e hoje utilizo as roupas que eu mesma faço”, contou.
Segundo a gerente de Comunicação Institucional e Sustentabilidade da Hidrovias do Brasil, Érika Pardini, o programa nasce da convicção de que o acesso a oportunidades é capaz de transformar vidas. “Ao oferecer formação técnica, fortalecemos a autonomia dos participantes para que trilhem novos caminhos com independência e confiança. Essa iniciativa, construída junto com a comunidade, reflete o comprometimento da Hidrovias do Brasil com o desenvolvimento socioeconômico local”, afirmou.
As ações realizadas em janeiro reforçam o compromisso da companhia com uma gestão sustentável, voltada à geração de valor compartilhado e à construção de um legado duradouro nas regiões de Barcarena e Itaituba.

































Respostas de 5
So tenho muito que agradecer a essa equipe que incansavelmente trabalhar pra ter um curso com muitas realizações pra nós que participar do projeto de incentivo e agradecer a empresa hydrovias que proporciona tudo meu muito obrigada
O programa TC trouxe uma perspectiva totalmente diferente do que eu imaginava além de me proporcionar vários momentos emocionantes Além da costura as palestras dadas no programa abriram a minha mente em vários âmbitos sou muito grata a todos envolvidos no projeto.
eu só tenho a agradecer pós era meu sonho ser costura e hoje estou costurando e ganhando dinheiro com meu trabalho tudo isso foi realizado através do programa tecer gratidão a todos os envolvidos nesse projeto que transformar o sonho de mulheres em realidade
Agradeço primeiro á Deus.e depois a empresa hidro com a parceria do lixo xiqui que juntos poderam proporcionar a nossa comunidade jardim cabano o curso de costura,so tenho gratidão pelo aprendizado que eu obtive hoje em dia ja faço parte até da monitoria eu não sabia nem pisar no pedal da máquina de costura e agora faço tudo que vejo pela frente de costura .obrigada professora Ivonete , obrigada bruna e obrigada manu pela oportunidade que Deus abençoe vcs grandiosamente 🙏🙏🙏
Eu só tenho agradecer a imprensa Hidro que foi realizado meu sonho de costura. Hoje já costuro pra minhas amigas e assim vai se espalhando meu trabalho, tô muito feliz com que faço ,obrigada professora 🤝🫶