As queimadas ao longo da Alça Viária, entre os municípios de Barcarena e Acará, vêm se intensificando nos últimos dias, gerando prejuízos e riscos tanto para a população, quanto para motoristas que utilizam a rodovia PA-483. De acordo com moradores, o fogo já destruiu plantações de açaí e se aproxima perigosamente das residências.
Os focos de incêndio, agravados pela falta de chuvas, têm sido combatidos pelo Corpo de Bombeiros, mas os moradores afirmam que a situação persiste e se agrava. “O fogo vai se tornando rotina e a fumaça é um costume para o pulmão de quem mora no entorno. Pra dirigir pra lá, só Deus na causa”, relatou um motorista.
A fumaça densa tem causado baixa visibilidade, aumentando os riscos de acidentes. Nas redes sociais, circulam imagens de um veículo que teria capotado em um trecho tomado pela fumaça. Além disso, moradores relatam problemas respiratórios devido à inalação do ar poluído.
O Corpo de Bombeiros chegou a atuar no combate às chamas, mas, de acordo com moradores, os agentes relatam dificuldades para acessar áreas de mata devido à falta de equipamentos. A região é atendida pelo 6º Grupamento Bombeiro Militar, unidade operacional do Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA) localizada em Vila dos Cabanos e que tem jurisdição de atuação regulamentada sobre os municípios de Barcarena e Acará.
Os moradores pedem soluções definitivas para controlar as queimadas e evitar novos prejuízos. “Já pedimos ajuda, mas o problema voltou. Estamos perdendo nossas plantações e correndo riscos todos os dias”, disse outro morador.
A reportagem do Portal Barcarena solicitou esclarecimentos à Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade e ao Corpo Bombeiros Militar do Pará (CBMPA) sobre as queimadas na Alça Viária e aguarda retorno.