A Secretaria Municipal de Agricultura de Barcarena (Semagri), em parceria com diversas instituições, realizou nesta quarta-feira (20) um encontro para discutir os avanços das metas de compra de alimentos da agricultura familiar no município. O evento contou com a presença do Sicredi, que apresentou produtos financeiros voltados ao fomento da produção rural.
As compras de alimentos realizadas pela prefeitura têm como destino a alimentação escolar, assistência social e nutrição hospitalar. Entre 2021 e 2024, mais de R$ 21 milhões foram investidos para adquirir produtos da agricultura familiar local, fortalecendo a economia rural e promovendo segurança alimentar no município.
“O governo municipal investiu fortemente para comprar da agricultura familiar e promover segurança alimentar. Foram mais de R$ 21 milhões de 2021 a 2024”, destacou Edson Cardoso, secretário da Semagri. Ele também apontou a necessidade de ampliar e diversificar a produção agrícola local. “Isso é possível com a vontade e o trabalho do agricultor, assistência técnica e de produção da Semagri, e com recursos financeiros disponibilizados por instituições como o Sicredi”, completou.
Durante o encontro, foram entregues os certificados do Programa Desenvolvimento Empreendedor, realizado em parceria com o Sebrae, para os feirantes do Complexo Comercial de Barcarena. O programa busca capacitar os agricultores, fortalecendo suas atividades e ampliando suas oportunidades de mercado.
A parceria com o Sicredi foi um dos destaques da manhã, com a instituição apresentando soluções financeiras voltadas ao apoio dos agricultores familiares, reforçando o compromisso com o desenvolvimento sustentável do setor.