A Usina da Paz de Barcarena será inaugurada na próxima segunda-feira (15), às 16h. Localizada às margens da Rodovia da Integração, no bairro Zita Cunha, a unidade passa a integrar oficialmente a rede de equipamentos do programa Territórios Pela Paz (TerPaz), referência nacional em serviços gratuitos de cidadania.
O complexo vai ofertar atendimentos de saúde, ações de assistência social, cursos profissionalizantes, atividades esportivas, cultura, lazer, inclusão digital e serviços públicos como emissão de documentos. O projeto, elaborado pelo Governo do Pará, é coordenado pela Secretaria de Estado Articulação da Cidadania (Seac) e tem como objetivo promover inclusão social, reduzir a violência e melhorar a qualidade de vida da população em áreas vulneráveis do Estado. Desde 2021, as Usinas da Paz já registram mais de 10,9 milhões de atendimentos em municípios do Pará.
Com financiamento da Hydro e da Albras, a Usina de Barcarena deve ampliar o acesso da população a políticas públicas e fortalecer ações sociais no município. A cerimônia de inauguração contará com autoridades estaduais e municipais, além de representantes das empresas financiadoras.




























