Hydro - Mudando a indústria do alumínio
Sicredi
Aguas de são franciso - Novo banner
Gente Saudável faz uma indústria saudável.
DM Benefícios
Slide
Slide
Murucupi
Slide
previous arrow
next arrow
Meio Ambiente

Ibama emite licença para obras de derrocamento do Pedral do Lourenço

O licenciamento autoriza a execução do Trecho 2 da Via Navegável do Rio Tocantins, entre Santa Teresinha do Tauiri e a Ilha do Bogéa, com 35 km de extensão

O governador do Pará, Helder Barbalho, anunciou nesta segunda-feira (26) que o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) emitiu a Licença de Instalação nº 1518/2025 para o início das obras de derrocamento do Pedral do Lourenço, no Rio Tocantins. O licenciamento autoriza a execução do Trecho 2 da Via Navegável do Rio Tocantins, entre Santa Teresinha do Tauiri e a Ilha do Bogéa, com 35 km de extensão.

A licença também contempla a instalação dos canteiros de apoio, industrial e o paiol de explosivos. O projeto, que é uma antiga demanda da região Norte, prevê a criação de um canal de navegação com aproximadamente 560 quilômetros de extensão, ligando Marabá (PA) ao porto de Vila do Conde, em Barcarena (PA).A obra é de responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e inclui tanto a dragagem (retirada de sedimentos) quanto a derrocagem (remoção de rochas).

A expectativa é que, com a conclusão das obras e a implantação da hidrovia, seja possível transportar entre 20 e 60 milhões de toneladas de carga por ano, o que deve impulsionar a logística e a economia da região. Após o término do derrocamento, caberá à Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) regular, fiscalizar e autorizar as operações de navegação no trecho. Segundo o Plano Geral de Outorgas de Hidrovias (PGO-Hidrovias), enviado pela ANTAQ ao Ministério dos Portos, a agência também será responsável pelos processos licitatórios e atuará como poder concedente do serviço.

“O derrocamento do Pedral do Lourenço é uma conquista histórica para o Pará e para o Brasil. Com a navegação contínua no Rio Tocantins, ampliamos nossa capacidade de escoar o que é produzido no estado, promovendo desenvolvimento para toda a região Norte”, afirmou o governador Helder Barbalho.

O Ibama estabeleceu uma série de condicionantes ambientais para a execução da obra, incluindo planos de controle ambiental, gerenciamento de resíduos sólidos, controle da qualidade do ar, entre outros.

Com 43 km de extensão, o Pedral do Lourenço é uma formação rochosa localizada entre os municípios de Marabá e Tucuruí, no sudeste do Pará. Durante o período de estiagem, as rochas afloram e impedem a navegação. Para garantir a navegabilidade o ano todo, será criado um canal de aproximadamente 100 metros de largura, sem alterar o volume ou a vazão do rio.

Hydro - Mudando a indústria do alumínio
Empregabilidade
previous arrow
next arrow

Compartilhe:

Governo do Pará - UsiPaz de Icoaraci/Outeiro
Hydro - Mudando a indústria do alumínio
Governo do Pará - Volta às aulas 2026
Banner Atualizado 09/06
Sicredi
Gente Saudável faz uma indústria saudável.
Governo do Pará - Prorefis Prorrogação
New Fortress
Dm Benefícios
Búfalo Brasil
Murucupi
Governo do Pará - UsiPaz Igarapé-Miri
DM Benefícios
previous arrow
next arrow

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *