Hydro - Mudando a indústria do alumínio
Sicredi
Aguas de são franciso - Novo banner
Gente Saudável faz uma indústria saudável.
DM Benefícios
Slide
Slide
Murucupi
Slide
previous arrow
next arrow
AGRONEGÓCIO

Arco Norte lidera exportação de soja, mas vê queda no milho em 2025

Embarques de milho recuaram de 4 milhões para 1,7 milhão de toneladas; importações de fertilizantes cresceram

Os portos do Arco Norte – que englobam Itaqui (MA), Santarém (PA), Barcarena (PA) e Salvador (BA) – seguiram na liderança das exportações brasileiras de soja no primeiro semestre de 2025. De janeiro a junho, mais de 24,8 milhões de toneladas do grão foram escoadas pela região, o que representa 38,5% da participação nacional. O volume supera o registrado no mesmo período do ano passado, quando os terminais movimentaram pouco mais de 23,2 milhões de toneladas, equivalente a 36,4% do total nacional. Os dados são do Boletim Logístico de julho, divulgado nesta quarta-feira (23) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

A soja embarcada teve como principal origem os estados do Mato Grosso, Goiás, Paraná e Minas Gerais, grandes produtores do grão. O Porto de Santos (SP) também concentrou 36,9% dos embarques no período.

No entanto, o cenário foi diferente para o milho. As exportações do cereal pelo Arco Norte caíram no semestre, de 4,09 milhões de toneladas em 2024 para 1,73 milhão em 2025, gerando uma redução da participação nacional de 49,1% para 26,7%. Barcarena (PA), por exemplo, teve forte retração: saiu de 18,3% de participação nacional em 2024 para apenas 7,3% neste ano.

Com isso, os portos do Arco Norte ficaram atrás do Porto de Santos, que liderou as exportações de milho no período com 1,76 milhão de toneladas, respondendo por 27,2% do total nacional

Fertilizantes

Apesar das incertezas no mercado internacional, o Brasil aumentou a importação de fertilizantes no primeiro semestre de 2025. Segundo a Comex Stat, foram 19,41 milhões de toneladas entre janeiro e junho, um crescimento de 9,29% em relação ao mesmo período de 2024.

O movimento sinaliza otimismo do setor agropecuário com a safra 2025/26, que deve novamente registrar produção recorde. A alta demanda por insumos segue firme, impulsionada pelo papel central do agronegócio na economia brasileira, mesmo diante de um cenário de alta volatilidade e desafios geopolíticos.

Entre os portos, o de Paranaguá (PR) liderou a entrada de fertilizantes, com 5,14 milhões de toneladas no semestre, frente a 4,32 milhões em 2024. Os portos do Arco Norte também cresceram discretamente, passando de 3,65 milhões para 3,75 milhões de toneladas. Já Santos (SP) teve queda: de 3,38 milhões para 2,82 milhões de toneladas.

Hydro - Mudando a indústria do alumínio
Empregabilidade
previous arrow
next arrow

Compartilhe:

Governo do Pará - UsiPaz de Icoaraci/Outeiro
Hydro - Mudando a indústria do alumínio
Governo do Pará - Volta às aulas 2026
Banner Atualizado 09/06
Sicredi
Gente Saudável faz uma indústria saudável.
Governo do Pará - Prorefis Prorrogação
New Fortress
Dm Benefícios
Búfalo Brasil
Murucupi
Governo do Pará - UsiPaz Igarapé-Miri
DM Benefícios
previous arrow
next arrow

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *