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AGRONEGÓCIO

Ferrogrão ganha novo traçado e pode ser concluída até 2035, diz idealizador do projeto

Estudo técnico apresenta traçado alternativo da ferrovia, que evita áreas protegidas, prevê construção de 65 pontes e promete reduzir custos logísticos e impactos ambientais no escoamento da produção agrícola

A Ferrogrão, ferrovia planejada para ligar Sinop (MT) ao porto de Miritituba, em Itaituba (PA), teve seu projeto atualizado com um novo traçado que evita áreas protegidas, como terras indígenas e o Parque Nacional do Jamanxim. Com 933 quilômetros de extensão, a linha férrea poderá ser concluída em até 10 anos, segundo o empresário Guilherme Quintella, presidente da empresa Estação da Luz, idealizadora do projeto.

O novo estudo de viabilidade técnica foi apresentado na última terça-feira (22), durante um evento com empresários e autoridades locais em Sinop. De acordo com Quintela, o Ministério dos Transportes já articula a emissão da licença ambiental, última etapa antes da publicação do edital de concessão. A expectativa é que a licitação ocorra até março de 2026 e que as obras comecem ainda no mesmo ano.

Segundo o levantamento, a ferrovia vai seguir paralela à BR-163 e não exigirá a construção de túneis ou a realocação de comunidades. Ao todo, estão previstas 65 pontes ferroviárias, que somam 81 quilômetros, além de quatro viadutos ferroviários, dez viadutos rodoviários e 48 pátios de cruzamento. A maior ponte terá 250 metros de extensão e será construída sobre o rio Peixoto, entre os municípios de Matupá e Peixoto de Azevedo, no Mato Grosso.

O novo traçado foi desenvolvido para contornar os impasses judiciais que paralisaram o projeto nos últimos anos, como a ação movida pelo PSOL no Supremo Tribunal Federal (STF), que questionava os impactos ambientais da ferrovia em áreas protegidas da Amazônia.

O estudo aponta que cerca de 60% da faixa de domínio da ferrovia já está desmatada e que o projeto ocupará apenas 0,1% da área original do Parque do Jamanxim. Para compensar os impactos, está previsto o plantio de 2 mil hectares de vegetação nativa.

Redução de custos e impacto ambiental

Além de evitar áreas sensíveis, a nova proposta também promete ganhos logísticos e ambientais. A ferrovia tem potencial para reduzir em até 20% o custo do frete agrícola, o que pode gerar uma economia de R$ 8 bilhões por ano para os produtores do Centro-Oeste.

A expectativa é que a linha transporte até 69 milhões de toneladas por ano até 2095. Cada trem poderá carregar até 16,9 mil toneladas — o equivalente a cerca de 422 caminhões que deixam de circular pela BR-163.

A mudança na matriz de transporte também pode resultar em uma queda de 40% nas emissões de CO₂, com redução anual estimada de 3,4 milhões de toneladas de gases poluentes.

Integração com os portos do Arco Norte

O projeto também prevê terminais ferroviários em Sinop e Miritituba, além da construção de quatro novos portos em Santarém (PA), Barcarena (PA), Itacoatiara (AM) e Santana (AP). A ideia é fortalecer a conexão entre a ferrovia e o transporte hidroviário na região do Arco Norte, alternativa estratégica para o escoamento da produção agrícola brasileira.

Segundo Quintela, a ferrovia não pretende substituir o transporte rodoviário, mas sim complementá-lo. “O caminhão continua essencial para ligar as fazendas aos terminais ferroviários. Em vez de fazer longas distâncias, ele fará rotas mais curtas, como ocorre em todo o mundo”, afirmou.

A Ferrogrão integra hoje um conjunto de cinco grandes projetos estruturantes do plano ferroviário nacional, ao lado da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), da Ferrovia de Integração Centro-Oeste (Fico), do prolongamento da Ferrovia Norte-Sul até o porto de Vila do Conde (PA), do Anel Ferroviário do Sudeste entre Vitória (ES) e Itaboraí (RJ), e da Transnordestina.

Com informações de: Pensar Agro

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