Faltando pouco menos de um ano para as eleições de 2026, uma pesquisa da Doxa avaliou o desempenho de novos nomes que devem disputar uma vaga na Câmara dos Deputados com base eleitoral na Região Metropolitana de Belém. O deputado estadual Lu Ogawa (PP), de Barcarena, aparece na quinta posição, com 3,19% das intenções de voto.
O levantamento, realizado entre 13 e 18 de outubro, testou 16 pré-candidatos e ouviu 4 mil eleitores nos municípios de Belém, Ananindeua, Marituba, Benevides e Barcarena. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais.
Na liderança da sondagem está o deputado estadual Boby Flay, com 14,25%, seguido pelo ministro das Cidades, Jader Filho, com 10,60%. O secretário de Esporte e Lazer, Cássio Andrade, ocupa a terceira colocação (6,43%), e o ex-prefeito de Ananindeua, Manoel Pioneiro, aparece em quarto (5,09%).
Logo atrás, Ogawa se destaca entre os novos nomes cotados para disputar uma das 17 vagas federais do Pará (com 3,19% ). Em sexto lugar está a prefeita de Marituba, Patrícia Alencar, com 3,14% das intenções de voto.
Deputado Estadual em seu primeiro mandato, Lu foi eleito em 2022, com 46.262 votos. Ele é presidente da Comissão de Turismo e Esportes e da Frente Parlamentar de Acompanhamento e Fortalecimento das Ações da COP-30, além de irmão do vereador-presidente da CMB, Júnior Ogawa, e do prefeito de Barcarena, Renato Ogawa. A posição entre os nomes cotados para a Câmara Federal pode reforçar o movimento de pré-candidatura que já é avaliado como certo nos bastidores.





























