O Governo Federal, por meio do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), anunciou as metas estratégicas da pasta para os próximos dois anos, destacando a oportunidade de parcerias em 51 empreendimentos portuários, que somam R$ 19,27 bilhões de investimentos. São ativos espalhados em portos de Norte a Sul do Brasil, que podem movimentar granéis sólidos vegetais e minerais, granéis líquidos, contêineres e carga geral, e que serão leiloados entre 2024 até 2026.
As concessões de terminais portuários no Porto de Vila do Conde, em Barcarena (PA), estão previstas para ocorrer entre 2025 e 2026. O novo cronograma retoma áreas que já haviam sido incluídas em planejamentos anteriores, mas acabaram fora dos blocos de leilões em que estavam programados.
Entre as áreas, o terminal VDC29 deve ir a leilão no terceiro trimestre de 2025. O projeto prevê um terminal para movimentação e armazenagem de granéis sólidos vegetais, como soja e milho, com investimento de R$ 716,03 milhões. A estrutura, considerada greenfield, terá 67.448 m² e capacidade para movimentar até 7 milhões de toneladas por ano.
A indefinição sobre a concessão do VDC29 não é novidade. O terminal já figurou nos planejamentos apresentados em 2023 e 2024, mas acabou sendo retirado das rodadas anteriores. Agora, o MPor projeta o leilão para 2025, com operação prevista para 2026.
Outro projeto que retorna ao planejamento é o VDC10, cujo leilão está previsto para o primeiro trimestre de 2026. Com um investimento estimado em R$ 1,1 bilhão, o terminal terá capacidade para movimentar 12,86 milhões de toneladas de granéis sólidos (alumina e bauxita) e 1,62 milhão de toneladas de granéis líquidos (soda cáustica) por ano. O terminal, classificado como brownfield, será arrendado por 35 anos.
A lista de concessões previstas para o Porto de Vila do Conde se completa com o VDC04, com leilão previsto para o quarto trimestre de 2026. Com um investimento de R$ 13 milhões, o terminal, voltado para granéis sólidos minerais, terá 32.357 m² e prazo de arrendamento de 10 anos.

Ao todo, o Ministério de Portos e Aeroportos projeta uma carteira de investimentos de R$ 20 bilhões até 2026, com 50 novos leilões. No último ano, foram concedidas oito áreas portuárias em três diferentes regiões brasileiras, com destaque para o arrendamento do terminal localizado no porto de Itaguaí, no Rio de Janeiro, cujo valor de investimento ultrapassou R$ 3,5 bilhões – o maior já realizado no setor.
Para 2025, o Ministério de Portos e Aeroportos prevê a concessão de 21 empreendimentos portuários em quatro regiões do país. No total, essas áreas licitadas devem receber quase R$ 9 bilhões em investimentos.
Já em 2026, as concessões portuárias terão continuidade, com pelo menos 21 novos empreendimentos, sendo 17 arrendamentos de áreas portuárias e quatro concessões de canais, consolidando a maior carteira de leilões da história do setor portuário.