O artista Fábio Graf finalizou a pintura em técnica de grafite no muro da futura Unidade de Triagem de Materiais Recicláveis de Barcarena, um projeto que é compromisso da Hydro Alunorte, assumido com a Prefeitura de Barcarena e a população de catadores local. Para sua obra, ele se inspirou na ressignificação dos materiais após processo de reciclagem. “Nesse trabalho, dei maior foco à ressignificação dos resíduos que geramos e como eles podem ser transformados, algo que é necessário para o meio ambiente para que tenhamos um retorno positivo à mãe terra. Reservei um momento para elaborar bastante o meu processo criativo e assim captar o objetivo deste projeto”, comenta.
Fábio Graf atua em vários coletivos de arte em grafite no Pará, além de ministrar oficinas disseminando a técnica em comunidades. Além do resultado da operação da primeira UT do município, o artista buscou contemplar os catadores de materiais recicláveis, que atuarão no projeto. “Quando fiquei sabendo do objetivo da unidade de triagem, e que 100 catadores trabalharão nesse espaço, senti que o meu trabalho contribui para todo o processo no município. E saber que o projeto vai trazer dignidade ao trabalho deles, com infraestrutura adequada e com segurança, também atribui importância à minha arte”, acrescenta.
O investimento na UT é da ordem de R$ 30 milhões e envolve a construção e aquisição de toda a infraestrutura necessária para o seu funcionamento, como parte dos acordos firmados no Termo de Compromisso (TC), assinado entre a Hydro, Alunorte e o Governo do Pará, em 2018. Após a conclusão do projeto, a empresa doará a infraestrutura ao poder público competente, que será o responsável pela gestão e manutenção da unidade de triagem. A UT terá capacidade para processar até 280 toneladas de materiais recicláveis por mês, oriundos da coleta seletiva que será implantada pela Prefeitura de Barcarena.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Hydro