Portal Barcarena
@portalbarcarena
Hydro
DM Benefícios
Slide
Slide
Slide
Slide
Murucupi
previous arrow
next arrow
Entenda!

Barcarena continua sendo um município autônomo, mesmo após inclusão na Região Metropolitana de Belém

Barcarena continua sendo um município autônomo mesmo após inclusão na Região Metropolitana de Belém
Proximidade geográfica, expressão regional e nacional que a cidade adquiriu nas últimas décadas foram fatores determinantes para sua inclusão na RMB

A recente inclusão de Barcarena na Região Metropolitana de Belém (RMB) gerou algumas dúvidas entre os moradores e leitores, especialmente sobre a autonomia do município. Queremos esclarecer que, apesar de Barcarena agora fazer parte da RMB, isso não significa que o município tenha perdido sua condição de independência ou que tenha se tornado um distrito de Belém.

O que muda com a inclusão na RMB?

A inclusão de Barcarena na RMB  é uma mudança de caráter técnico e estratégico, que visa melhorar a coordenação entre os municípios da região, sem interferir na autonomia e na administração local. Sua proximidade e integração com Belém e demais municípios, permitirá maior cooperação em áreas como transporte, saneamento e desenvolvimento urbano. No entanto, isso não altera a governança. Barcarena mantém sua própria estrutura governamental, com prefeito, câmara de vereadores e administração municipal independente.

Por que Barcarena foi incluída na RMB?

A apenas 23 km de Belém, Barcarena foi desmembrada da capital por decreto em meados de 1943, tornando-se um município independente. A proximidade geográfica, somada à expressão regional e nacional que a cidade adquiriu nas últimas décadas, devido à sua elevada densidade demográfica e às significativas funções urbanas e regionais que assumiu, foram fatores determinantes para sua inclusão na RMB. Além disso, Barcarena se tornou um polo industrial, com rápida ampliação e instalação de indústrias, o que reforçou sua integração.

Antes e depois da RMB

Antes de ser incluída na Região Metropolitana de Belém, Barcarena fazia parte da Região do Baixo Tocantins, juntamente com municípios como Abaetetuba, Acará, Baião, Cametá, Igarapé-Miri, Limoeiro do Ajuru, Mocajuba, Moju, Oeiras do Pará e Tailândia. Agora, na RMB, Barcarena se junta a  Belém; Ananindeua; Marituba; Benevides; Santa Bárbara do Pará; Santa Izabel do Pará e Castanhal.

Hydro

Compartilhe:

Sicredi
Governo do Estado - Prorefis
New Fortress
Governo do Estado - Infraestrutura
ASF
Dm Benefícios
Governo do Estado - Verão 2024
Búfalo Brasil
DM Benefícios
Governo do Estado - Doação de sangue
Murucupi
Hydro
Governo do Estado IDEB
previous arrow
next arrow

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nos envie uma mensagem