O município de Barcarena, na Região Metropolitana de Belém recebeu nesta quinta-feira (13) delegações internacionais em uma visita de Alto Nível sobre Resiliência Urbana e Redução de Riscos de Desastres na Amazônia liderada pelo UNDRR – o Escritório das Nações Unidas para a Redução do Risco de Desastres, e pelos Ministérios das Cidade e da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), como parte das agendas paralelas a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30).
O encontro, intitulado “Resiliência Urbana e Redução do Risco de Desastres na Amazônia”, foi organizado pela Prefeitura de Barcarena, em parceria com o Escritório das Nações Unidas para a Redução do Risco de Desastres (UNDRR) e o Ministério das Cidades. A visita teve como objetivo conhecer iniciativas locais voltadas à educação, ao enfrentamento do calor extremo, à segurança alimentar e à resiliência climática.
Barcarena, cidade referência em resiliência climática
Situada na confluência do Rio Amazonas com o Oceano Atlântico, Barcarena é uma das cidades mais expostas aos efeitos das mudanças climáticas na Amazônia, com umidade acima de 90% e riscos associados à erosão, ao calor extremo e à elevação do nível do mar.
Desde 2021, o município integra a iniciativa Construindo Cidades Resilientes 2030, da UNDRR, e foi reconhecido como o primeiro Hub de Resiliência da Amazônia, consolidando seu papel como referência regional na promoção de políticas de adaptação e mitigação dos impactos climáticos.
A visita contou ainda com a presença do ministro das Cidades, Jader Filho, o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff, e o secretário-executivo adjunto do MIDR, Tito Queiroz, o Representante Especial do Secretário-Geral das Nações Unidas para Redução do Risco de Desastres e Chefe do Escritório das Nações Unidas para Redução do Risco de Desastres – UNDRR, Kamal Kishore; Diretora-Executiva do Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos – ONU-Habitat, Anaclaudia Rossbach e Prefeito de Barcarena, Renato Ogawa e autoridades locais.































Respostas de 2
I love how you backed up every point with real examplesmade the whole topic so relatable and easy to understand. Thanks for putting in the time to create this!
Somebody essentially help to make significantly articles Id state This is the first time I frequented your web page and up to now I surprised with the research you made to make this actual post incredible Fantastic job