A Artemyn, empresa especializada na extração e processamento de minério de caulim nos municípios de Ipixuna e Barcarena, reafirma seu compromisso com o desenvolvimento social através do Espaço Artemyn. Anteriormente conhecido como “Casa Imerys”, o espaço é dedicado ao engajamento comunitário desde 2012, impactando diretamente localidades, como Acuí, Bairro Industrial, Canaã, Curuperé, Vila do Conde e Ilha São João.
“Focamos em programas que abrangem educação ambiental, qualificação profissional, saúde e educação básica para as comunidades vizinhas”, explica Fábio Assmann, Coordenador Socioeconômico da Artemyn.
Desde 2019, a artesã Miguelzinha Mourão Souza tem se beneficiado das oficinas oferecidas pelo espaço, que vão desde produção de laços de fita até cursos de empreendedorismo e produção de alimentos.
“Participar dessas atividades trouxe melhorias significativas, não só em termos de empreendedorismo, mas também de suporte acadêmico para nossa comunidade”, destaca Miguelzinha.
Em 2024, o Espaço Artemyn certificou 335 pessoas em programas educacionais e de formação. As iniciativas incluem tutoria, inclusão digital, empreendedorismo sustentável, além de cursos que fortalecem a base educacional de 75 crianças em português e matemática. Outros 240 alunos concluíram cursos de Computação Básica, Avançada e Ferramentas Digitais para Negócios, preparando-os para o mercado de trabalho. Além disso, 14 mulheres participaram de oficinas de artesanato com paletes, transformando resíduos industriais em produtos decorativos sustentáveis e fonte de renda.
Para Flávia Souza, Analista de Relações com Comunidades da Artemyn, a experiência tem sido enriquecedora: “Participar de um projeto que certifica mais de 300 pessoas com iniciativas que geram mudanças positivas é inspirador. Isso fortalece os laços entre empresa e comunidade, promovendo uma vida social mais satisfatória para todos”.
Uma resposta