A Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec) e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme) receberam, nesta sexta-feira (27), representantes da Triunfo Participações e Investimentos S.A. (uma das principais empresas brasileiras no setor de infraestrutura), que detalharam o projeto conceitual de uma ferrovia para conectar Açailândia (MA) ao Porto de Vila do Conde, em Barcarena (PA).
A proposta, conduzida pelo diretor de Desenvolvimento de Novos Negócios da Triunfo, Dorival Pagani Júnior, prevê a construção de cerca de 477 quilômetros de trilhos como extensão da Ferrovia Norte-Sul (FNS). O empreendimento foi qualificado no Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) em fevereiro deste ano e está garantido no Plano Nacional de Ferrovias, do Governo Federal. Atualmente, a FNS termina em Açailândia, ponto de conexão com a Estrada de Ferro Carajás (EFC), operada pela Vale e com capacidade voltada principalmente ao transporte de minério de ferro.

Segundo Pagani, a intenção da companhia neste momento é abrir diálogo com o Estado e buscar cooperação técnica. “Viemos apresentar o projeto para que o governo conheça o estágio em que ele se encontra e, eventualmente, possamos começar a cooperar com inteligência, troca de informações e articulação”, disse.
Participaram da reunião o diretor de Estratégia e Relações Institucionais da Codec, Pádua Rodrigues, o diretor técnico da companhia, Ruy Klautau, e o diretor de Concessões da Sedeme, Wilton Teixeira.
Rodrigues destacou o potencial estratégico do porto de Vila do Conde como diferencial logístico do Pará. Para ele, a conexão ferroviária é considerada uma necessidade estrutural. “O Governo já tem visão nesse sentido, inclusive com projetos alternativos. A Codec está alinhada, apoiando iniciativas que reforcem a competitividade do polo industrial e portuário de Barcarena”, afirmou.
Na avaliação do diretor técnico da Codec, Ruy Klautau, acompanhar propostas desse porte é fundamental para garantir que grandes empreendimentos estejam alinhados às necessidades técnicas, ambientais e de mercado do Estado. Ele enfatizou que a ferrovia tem potencial para ampliar a eficiência do escoamento da produção mineral e agrícola, fortalecendo a integração logística do polo portuário de Barcarena.
Já Teixeira disse que cabe ao Estado garantir as condições para que empreendimentos estruturantes avancem. “Seguimos apoiando a atração de investimentos em setores estratégicos. Essa proposta representa mais uma alternativa logística relevante para o Pará”, afirmou.
O encontro marcou o primeiro movimento formal de aproximação entre o governo estadual e a Triunfo em torno do projeto, que busca integrar a malha ferroviária nacional ao principal terminal portuário do Pará.































