Segundo o órgão, os equipamentos são do tipo fixo, controladores e medidores de velocidade, a fim de fiscalizar o limite máximo de velocidade da via ou de ponto específico.
Foto: g1.globo.com
Os radares foram instalados nas seguintes vias:
- PA-279, no município Água Azul do Norte;
- PA-415, em Vitória do Xingu;
- PA-287, em Conceição do Araguaia;
- PA-255, no município de Monte Alegre;
- PA-457 e 370, em Santarém;
- PA-411, em Santana do Araguaia;
- Rodovia BR-316, no município de Marituba;
- PA-404 e 391, em Benevides;
- Rodovia PA Alça Viária, em Acará;
- PA-475 e 252, também na cidade do Acará;
- PA-475 e 252, em Moju;
- PA-483 e 151, em Barcarena;
- BR-222, em Marabá;
- PA-275, Eldorado dos Carajás;
- PA-275, em Curionópolis;
- PA-160, em Canaã dos Carajás;
- PA-160, na cidade de Parauapebas;
- PA-136, em Curuçá;
- PA-242, no município de Igarapé-Açu
e PA-324, em Santa Maria do Pará.
O Detran/PA orienta que os motoristas devem ficar atentos, pois dependendo do local, a velocidade permitida varia entre 40, 60 e 80 quilômetros por hora, levando em consideração se a via está localizada em zona urbana ou rural.
O órgão afirma que o radar possui “a importante função de garantir a segurança no trânsito, evitando o excesso de velocidade e, consequentemente, o aumento de acidentes com lesões graves e mortes”.
Em 2020 e 2021, transitar acima da velocidade permitida foi a infração mais registrada pelos órgãos de trânsito com atuação no estado. Neste período, foram computadas 397.273 e 436.933 infrações.
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), transitar acima da velocidade pode incorrer em infração média à gravíssima, com multa e até suspensão do direito de dirigir.
Em trechos críticos e de vulnerabilidade dos usuários da via, onde os índices de acidentes são crescentes, os radares são essenciais para salvar vidas, como explica a diretora geral do Detran, Renata Coelho.
“O excesso de velocidade está entre as principais causas de atropelamentos e de acidentes, envolvendo pedestres e ciclistas. Por isso, o Detran tem investido nessa tecnologia de controladores de velocidade, pois o monitoramento eletrônico é essencial para salvar a vida de todos os usuários do trânsito”.
Os equipamentos foram aferidos e aprovados pelos órgãos competentes e devem funcionar em tempo integral, segundo o Detran.
O órgão ressalta que infrações capturadas antes do início da operacionalização dos radares não serão validadas, uma vez que os registros eram meramente educativos e de alerta aos usuários.
Fonte: g1.globo.com