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Portos e Indústrias

Extensão da Norte-Sul e Ferrogrão são confirmados no Plano Nacional de Ferrovias que será lançado em fevereiro

A informação foi confirmada pelo ministro dos Transportes, Renan Filho, e divulgada pela CNN Brasil

O prolongamento da Ferrovia Norte-Sul até o porto de Vila do Conde, em Barcarena, e o avanço do projeto da Ferrogrão, que conectará Sinop (MT) a Itaituba (PA), estão garantidos no Plano Nacional de Ferrovias. A informação foi confirmada pelo ministro dos Transportes, Renan Filho, e divulgada pela CNN Brasil.

Com previsão de lançamento em fevereiro, a iniciativa prevê quase 5 mil quilômetros de novas ferrovias e investimentos de cerca de R$ 100 bilhões, sendo parte dos recursos financiados pela União para viabilizar os projetos.

O ministro elencou os cinco empreendimentos já certos no plano:

  • Corredor Leste-Oeste
  • Prolongamento da Ferrovia Norte-Sul
  • Anel Ferroviário do Sudeste
  • Transnordestina
  • Ferrogrão

Nova rota para o Porto de Vila do Conde

O prolongamento de 477 quilômetros da Ferrovia Norte-Sul até o porto de Vila do Conde promete transformar a infraestrutura de transporte no Pará. Atualmente, a ferrovia termina em Açailândia (MA), conectando-se à Estrada de Ferro Carajás, utilizada principalmente para transporte de minério de ferro.

Com a expansão, o Complexo de Vila do Conde será integrado ao sistema ferroviário nacional, oferecendo uma nova alternativa logística para o escoamento de grãos pelo Arco Norte. A expectativa é de que o projeto alivie a sobrecarga das rodovias, impulsione o desenvolvimento econômico da região e consolide o Pará como protagonista no uso do modal ferroviário para exportações.

Ferrogrão enfrenta desafios ambientais e judiciais

A Ferrogrão, planejada para ligar Sinop a Itaituba em um trajeto de 933 quilômetros, enfrenta entraves ambientais e judiciais. A implementação do projeto depende de uma decisão no Supremo Tribunal Federal (STF) sobre possíveis impactos em áreas de conservação ambiental.

Apesar dos desafios, a ferrovia é considerada fundamental para fortalecer o transporte ferroviário no Norte do país, conectando a produção agrícola do Centro-Oeste aos portos paraenses, como Miritituba e Vila do Conde, ambos com crescente destaque na exportação de commodities.

Previsibilidade e atração de investimentos

Renan Filho destacou que o plano proporcionará previsibilidade ao mercado, detalhando os projetos que serão licitados e seus cronogramas. Ele também ressaltou a importância de ampliar o transporte ferroviário na matriz logística nacional, especialmente em estados estratégicos como o Pará.

Com apoio financeiro da União, que deve cobrir entre 20% e 30% do investimento total, o governo busca atrair a iniciativa privada para superar os desafios do setor.

Fonte: CNN Brasil

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