DM Benefícios
Slide
Slide
Slide
Slide
Murucupi
previous arrow
next arrow

Federação de Academias de Letras é criada no Pará

A FALPA congrega Academias de Letras dos municípios do interior do estado.

Na cidade de Nova Ipixuna do Pará, em agosto, aconteceu um momento singular e histórico: a fundação da Federação das Academias de Letras do Pará (FALPA) em uma grande assembleia com a participação de todas as Academias de letras Municipais de forma presencial ou representadas por meio de procuração. A FALPA faz parte de um movimento nascido no coração do interior do Pará, sendo as Academias (Academias de Letras, Academias de Letras e Artes, Academias de Letras de Cordel) elementos estratégicos que o interior vem utilizando para lutar contra o processo histórico de invisibilização, exclusão e esquecimento da cultura do interior em todas as suas dimensões (folclore, música, danças e, principalmente a literatura). O artista do interior é desvalorizado e, nesse sentido, os escritores e sua produção não alcançam a importância e a potência que possuem. Um dos objetivos precípuos da FALPA é justamente a valorização do interior e elevar a sua verdadeira grandeza, seu povo, sua cultura e suas histórias.

Fotos: Hélio Santos

O evento de fundação da FALPA ocorreu no auditório do CRAS de Nova Ipixuna com a presença de diversos escritores e agentes culturais, além de autoridades locais, como a Prefeita da cidade Dra. Maria da Graça Medeiros Matos, o vereador Joãozinho Barros, representando o Deputado Jaques Neves e também representantes de autoridades do Estado, a exemplo de Neila Garcês, Coordenadora de Promoção Editorial da Fundação Cultural do Pará.

A FALPA é um sonho de muitos homens e mulheres que produzem arte e cultura no Pará. A ideia foi gestada ainda em junho de 2021 e aproximadamente um ano depois, no dia 20 de agosto de 2022, foi legalmente fundada, com a aprovação de seu estatuto e posse de sua primeira diretoria.

Importante destacar que na composição da primeira Diretoria da Federação, pelo que estabelece seu Estatuto há um caráter muito democrático, uma vez que estabelece que uma mesma Academia não pode possuir dois cargos na Direção, isso possibilita que um maior número de Academias ocupe um cargo na Direção da Federação. Nesse processo de construção da FALPA, a Academia Barcarenense de Letras (ABARCLE), mesmo tendo uma criação recente, vem contribuindo de forma significativa e profícua para Federação e como consequência foi indicada, através de seu presidente Hélio Santos, para ocupar o cargo de Primeiro Secretário. Na presidência da federação ficou Franciorlis Viana, um dos idealizadores da Federação, que faz parte da Academia Castanhalense de Letras, Academia Canaãnense de Letras e, ainda da Academia de Letras de Rondon do Pará e Região; Rosa Peres da Academia de Letras de Rondon do Pará e Região é a Vice-Presidente; o Segundo Secretário  é Jonas Furtado da Academia Ponta-Pedrense de Letras; No cargo de Primeiro Tesoureiro, Dalva Paixão da Academia Salinopolitana de Letras; Segundo Tesoureiro Anselmo Colares da Academia de Letras e Artes de Santarém; Ronaldo Pinheiro pertencente a Academia Tucuiense de Letras é Diretor de Comunicação e Cultura; o Diretor Jurídico  é Rubens Moraes da Academia Parauapebense de Letras; na Diretoria de Representação Regional a acadêmica Ioleth Araújo da Academia Altamirense de letras.

Com a FALPA, todas as academias paraenses, a partir de agora, caminharão juntas. A Federação é uma realidade que potencializa vôos mais altos e a concretização de projetos literários, arte e cultura em todos os municípios do Pará, em especial do interior e, por consequência, sair da inércia que a cultura, de forma geral, amarga nesses tempos de caos. Viva a Federação das Academias de Letras do Pará.

Por: Hélio Santos 

Compartilhe:

Governo do Estado 1
Governo do Estado 3
Governo do Estado 2
DM Benefícios
New Fortress
ASF
Búfalo Brasil
Dm Benefícios
Murucupi
previous arrow
next arrow

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nos envie uma mensagem