A Hydro, líder global em alumínio e energias renováveis, por meio do Fundo de Sustentabilidade Hydro e em parceria com o Instituto Peabiru, está promovendo uma série de oficinas de capacitação no âmbito do Projeto Turismo de Base Comunitária (TBC Barcarena). O público principal são agricultores familiares, pequenos negócios relacionados ao turismo local e participantes de outros projetos financiados pelo Fundo de Sustentabilidade Hydro, visando a inserção no mercado de turismo de base comunitária no município de Barcarena.
Para Milene Maués, gerente de parcerias do Fundo de Sustentabilidade Hydro, o Turismo de Base Comunitária coloca a comunidade no centro da gestão de atividades turísticas na região. “O projeto TBC Barcarena foi desenhado e aprovado para inserir no mercado o turismo de base comunitária da região, com os objetivos de fortalecer os atores já capacitados em outros projetos, como o Tipitix, e integrar a operação de base comunitária ao arranjo produtivo do turismo já estruturado para Belém”.
Implementado em janeiro deste ano, o projeto já contou com seis oficinas, de um total de sete previstas para a comunidade. Recentemente, foi realizada a oficina sobre “Técnicas de Guiamento e Condução de Trilhas”, que capacitou os participantes a se tornarem condutores ambientais em trilhas na floresta. Durante o curso, os participantes aprenderam sobre interpretação ambiental, tipos e roteiros de trilha, características do condutor, primeiros socorros e equipamentos necessários para uma condução segura e informativa. A oficina incluiu uma prática em uma trilha localizada na comunidade de São Felipe, onde os participantes puderam aplicar os conhecimentos adquiridos.
Para Roberto Carlos dos Santos, produtor rural da comunidade de São Felipe, a capacitação é uma oportunidade de se aprimorar em uma atividade econômica, sem precisar sair da sua região. “Foi uma experiência muito boa para mim, que moro aqui e sou nativo da região. Poder apresentar um pouco do meu conhecimento sobre a nossa floresta para outras pessoas e, ao mesmo tempo, receber uma formação que amplia nossa capacidade de sermos condutores ambientais, é algo que nos enche de orgulho. Estamos ansiosos para mostrar o que temos para o mundo.”
Os demais temas das oficinas foram Gestão de Negócios Turísticos, Hospitalidade e Roteirização, Precificação e Orçamento de Roteiros, Primeiros Socorros, Hospedagem Cama e Café, e Governança. Elas visam proporcionar aos participantes uma formação completa para que possam aproveitar as oportunidades no setor turístico e contribuir para o desenvolvimento sustentável da região.
“À medida que a COP-30 se aproxima, nossa meta é destacar a região amazônica no cenário global. Estamos empenhados em integrar Barcarena nas rotas turísticas e ressaltar seu potencial através de um turismo sustentável e de base comunitária. Queremos oferecer uma experiência autêntica e enriquecedora para os visitantes, enquanto apoiamos o desenvolvimento local e promovemos a preservação ambiental.” comenta Milene.
Sobre a Hydro
A Hydro é uma empresa líder em alumínio e energia renovável, comprometida com um futuro sustentável. Com objetivo de criar sociedades mais viáveis, desenvolve indústrias que importam para as pessoas e para a sociedade. Desde 1905, a Hydro transforma recursos naturais em soluções e negócios relevantes de forma inovadora, criando um local de trabalho seguro para 33.000 empregados em mais de 140 unidades e 40 países.
No Brasil, a Hydro está presente em toda cadeia de valor do alumínio com quase 7 mil empregados. Atuando desde a extração de bauxita, produção de energia renovável, refino de alumina, produção de alumínio e extrusão, oferece conhecimentos e competências únicas para indústrias da construção, automotiva e de embalagens, entre outras.
Sobre o Fundo de Sustentabilidade Hydro
Instituído em 2019 como um compromisso conjunto das empresas Hydro, Albras e Alunorte para o desenvolvimento sustentável de regiões brasileiras, especialmente no estado do Pará, o Fundo de Sustentabilidade Hydro (FSH) já investiu, em quatro anos de atuação, cerca de R$ 40 milhões, dentre os R$ 100 milhões previstos em 10 anos, transformando a vida de mais de 100 mil pessoas, direta ou indiretamente, por meio de parcerias com instituições locais.
São sete grandes programas, com objetivos e atuações diferenciadas, que financiam diversos projetos de incentivo ao empreendedorismo comunitário na região e ao empreendedorismo feminino. Os investimentos do FSH são aplicados em capacitações, contratação de serviços e compras de comunidades locais, pesquisa, entre outros.