A Gás do Pará firmou seu primeiro contrato de fornecimento de gás natural com a Alubar Metais e Cabos, localizada em Barcarena, na região metropolitana de Belém. A parceria, que será iniciada em 2025, garantirá o fornecimento de mais de 4 milhões de metros cúbicos de gás natural por ano para a maior fabricante de cabos elétricos de alumínio da América Latina.
Maurício Gouvea, CEO do Grupo Alubar, destacou que a transição para o gás natural representa um avanço significativo na descarbonização da indústria paraense. “Esse movimento não apenas torna a indústria mais sustentável, mas também impulsiona a competitividade e a eficiência operacional, gerando emprego e renda no estado”, afirmou.
O contrato com a Alubar segue a linha da transição energética iniciada pela Gás do Pará, que já fornece gás natural para a Hydro Alunorte, também em Barcarena. A mudança para o gás natural visa reduzir as emissões de gases de efeito estufa e fortalecer a competitividade das indústrias locais.
Fernando Flexa Ribeiro, Diretor-Presidente da Gás do Pará, ressaltou a importância da expansão do uso do gás natural no estado. “Essa transição não é apenas econômica, mas um passo crucial para garantir um futuro mais sustentável”, disse.
Além da Alubar e Hydro Alunorte, outras indústrias no Pará já possuem contratos para migração ao gás natural, consolidando a mudança na matriz energética do polo industrial de Barcarena e do estado como um todo. Municípios como Marabá, Juruti, Oriximiná e a Região Metropolitana de Belém também serão beneficiados com o fornecimento de gás natural nos próximos anos.
Foto: Divulgação/Alubar