Contribuindo para o avanço das estratégias de sustentabilidade no Pará, a Hydro e a Albras anunciaram a renovação por mais cinco anos do Convênio de Cooperação Técnica e Científica com a Universidade Federal do Pará (UFPA). A parceria, que já dura cinco anos, realizou diversas pesquisas na Universidade, nos campos de economia circular, descarbonização, mudanças climáticas, meio ambiente, saúde e formação de pessoas, com investimentos totais de cerca de R$ 15 milhões.
Desde 2020, destacam-se os projetos inovadores da companhia, como a pesquisa para produção de cimento de baixo carbono e agregado sintético a partir de resíduos da bauxita, visando reduzir a emissão de gases de efeito estufa e o impacto ambiental de suas operações no estado, voltada para a cadeia do alumínio.
A Hydro também está investindo no uso do caroço do açaí como fonte de energia renovável para as caldeiras da Alunorte, em Barcarena. Em parceria com a Faculdade de Engenharia Mecânica da UFPA, com um investimento de cerca de R$ 500 mil, a pesquisa analisa os requisitos técnicos e logísticos para o uso do caroço em escala industrial, além de estudar os aspectos sociais e ambientais do seu uso como combustível renovável.
Na área acadêmica, a parceria da Hydro com a UFPA formou, em 2022, a primeira turma de pós-graduados em engenharia geotécnica. O Curso de Especialização em Engenharia Geotécnica é voltado para a área de engenharia geotécnica e visa o desenvolvimento e qualificação de profissionais do Pará. Essa é a primeira vez que a UFPA realiza um curso de pós-graduação juntamente com uma empresa da cadeia do alumínio.
Sobre o Convênio – A Hydro assinou em 2019 o convênio de cooperação técnica e científica com a Universidade Federal do Pará (UFPA). Os projetos que integram o convênio para a realização de diversas linhas de pesquisa também possibilitam consolidar o desenvolvimento do estado. São iniciativas nas áreas de utilização de resíduos e rejeitos, meteorologia e na produção de energia solar. Este investimento em pesquisas faz parte da estratégia de sustentabilidade da Hydro.
A Hydro e a UFPA já são parceiras desde 2013 no Consórcio de Pesquisa em Biodiversidade Brasil-Noruega (BRC), em Paragominas, que também é integrado pela Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), a Universidade de Oslo e o Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG). O Consórcio busca alcançar o nível mais alto de desenvolvimento em reabilitação ecológica e ambiental, a partir da ciência, além de fomentar a educação e pesquisa com o envolvimento de cerca de 100 profissionais.
Para mais informações sobre as iniciativas da Hydro e seus impactos no Pará, visite hydro.com.br.