Equatorial
Sicredi
Hydro
DM Benefícios
Equatorial - Direitos
Slide
Slide
Slide
Gov - Desmatamento
Equatorial - Alerta
Slide
Murucupi
Gov - Usina da Paz
previous arrow
next arrow
ESPECIAL

Investimentos e desafios: Barcarena busca universalizar acesso à água e esgoto

Fatores históricos e geográficos marcam a relação entre desenvolvimento urbano e infraestrutura hídrica na cidade

A água doce é um recurso essencial para a vida, a economia e o meio ambiente. No Dia Mundial da Água, celebrado neste sábado (22), a atenção global se volta para a necessidade de gestão sustentável dos recursos hídricos e a garantia do acesso universal à água potável e ao saneamento.

Em Barcarena, na Região Metropolitana de Belém, desafios históricos e geográficos marcam a relação entre desenvolvimento urbano e infraestrutura hídrica. O município, localizado entre rios e baías, é composto por dezenas de ilhas e uma extensa rede de igarapés e furos que deságuam na Baía do Marajó. Apesar da abundância de recursos hídricos, o acesso a serviços de água tratada e esgotamento sanitário sempre foi um desafio.

No entanto, investimentos recentes prometem mudar em breve esse cenário. O Programa Trata Bem Barcarena, uma parceria entre a Águas de São Francisco e a Prefeitura de Barcarena, pretende garantir que toda a população do município tenha acesso à água tratada e à rede de esgoto até o final de 2025. O ano marca também a realização da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30) em Belém, trazendo um olhar internacional para a questão ambiental na região.

Saneamento e desenvolvimento

O plano de infraestrutura prevê a implantação de 100 km de novas redes de água, 260 km de redes de esgoto, dois novos poços profundos, seis Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) e 33 estações elevatórias de esgoto. Atualmente, 24 frentes de trabalho atuam simultaneamente para viabilizar o projeto, com previsão de expansão para 26. Desde o lançamento do Trata Bem Barcarena, 140 km de redes de água e esgoto já foram construídos, e a expectativa é chegar a 345 km até a conclusão das obras. O investimento total no projeto está estimado em aproximadamente R$ 150 milhões.

Um dos destaques do projeto é a Praia do Caripi, um dos principais destinos turísticos de Barcarena, que será a primeira do estado do Pará a contar com 100% de cobertura dos serviços de água e esgoto. A infraestrutura beneficiará bares, hotéis e quiosques da região, e as obras devem começar em maio de 2025.

Escolas e o acesso à água

Para além da infraestrutura urbana, a falta de acesso adequado à água também impacta escolas na zona rural do município. Uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), em parceria com a Aegea/Águas de São Francisco e apoio da Prefeitura de Barcarena, busca enfrentar esse problema.

O projeto “Água, Saneamento e Higiene na Escola” pretende beneficiar 25 escolas ribeirinhas e rurais, promovendo formações, oficinas e melhorias estruturais para garantir um ambiente mais adequado para alunos e professores. A iniciativa também será implementada em Caucaia (CE) e Manaus (AM).

O programa faz parte do “WASH in Schools Certification Project”, do UNICEF, que certifica escolas que cumprem critérios essenciais de acesso seguro à água, higiene e saneamento. Segundo Gabriel Maraslis, Oficial de Água, Saneamento e Higiene do UNICEF para o Território Amazônico, professores e gestores escolares serão capacitados para identificar e planejar melhorias estruturais. As 25 melhores propostas serão selecionadas para receber investimentos.

Para Mariana Machado Rocha, chefe do escritório do UNICEF em Belém, a precariedade ou falta de acesso à água pode gerar sérias consequências, como aumento de doenças e evasão escolar. “Além das melhorias na infraestrutura, queremos formar agentes de transformação dentro das escolas, promovendo boas práticas de higiene e resiliência climática”, destaca.

O desafio da água no Brasil

Segundo uma análise do UNICEF baseada no Censo Demográfico 2022 (IBGE) e no Censo Escolar 2023 (INEP/MEC), 2,1 milhões de crianças e adolescentes no Brasil vivem sem acesso adequado à água potável. Mais de 1,2 milhão de estudantes frequentam escolas sem estrutura adequada de abastecimento de água, sendo que 224 mil estudam em locais onde o acesso é inexistente. No Pará, 84% das crianças sofrem com privações de saneamento, sendo que 17% vivem em condição de extrema precariedade. 

O investimento na ampliação do saneamento em Barcarena faz parte de um esforço maior para mudar essa realidade. O edital para adesão das escolas ao projeto está disponível no site da Prefeitura de Barcarena desde o dia 19 de março de 2025, com inscrições abertas até 1º de abril. As escolas selecionadas poderão obter a certificação “Escola 3 Estrelas”, garantindo melhores condições de ensino e aprendizagem para milhares de estudantes.

Hydro
Hydro
previous arrow
next arrow

Compartilhe:

Veja mais:

Sicredi
New Fortress
Governo do Estado - Usina da Paz
Equatorial
ASF
Dm Benefícios
Governo do Estado - Desmatamento
Búfalo Brasil
DM Benefícios
Equatorial - Alerta
Murucupi
Hydro
Hydro
Equatorial - Direitos
previous arrow
next arrow

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *