Nesta quinta-feira (7), o Governo do Pará vai assinar um Termo de Compromisso com a Prefeitura de Barcarena para a construção do Novo Hospital Municipal “Wandick Gutierrez” e da Ponte sobre o Rio Tauaporanga. Os novos equipamentos públicos – viabilizados por meio da Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop) – irão proporcionar a melhoria do acesso à saúde e da infraestrutura e mobilidade urbana da população da cidade da Região Metropolitana de Belém.
Com um custo estimado de R$ 101,6 milhões, conforme dados do Painel Nacional de Contratações Públicas, o novo hospital será construído ao longo da rodovia PA-151, entre as travessas Santo Antônio e Frederico Vasconcelos, na sede da cidade. A estrutura terá uma área de aproximadamente 8.290 m² e contará com três pavimentos. O projeto inclui um centro de urgência e emergência, um centro cirúrgico, salas de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 64 leitos de internação, o que deve elevar significativamente a capacidade de atendimento em Barcarena.
A Ponte sobre o Rio Itaporanga será construída no eixo da PA-481, fazendo ligação com a PA-151, interligando a Sede de Barcarena aos Bairros São Francisco, Laranjal e Vila dos Cabanos, além do Distrito de Vila do Conde. A obra será realizada no sistema estrutural estaiado, em uma extensão de 380 metros, com duas pistas de rolamento, sinalização viária, ciclovia e calçada.
Juntos, os projetos do novo hospital e da ponte estão orçados em quase 150 milhões de reais. Os recursos para a construção das obras são provenientes de um Termo de Compromisso firmado entre a empresa Hydro e o Governo Estadual.