A corrida eleitoral em Barcarena, na região metropolitana de Belém, tem cenário favorável para a reeleição do atual prefeito do município, Renato Ogawa. A primeira pesquisa oficial da Doxa Pesquisa, registrada no TRE, revela uma vantagem considerável para Renato Ogawa (PP), que aparece com 59,3% das intenções de voto. O segundo colocado, Odemir Pantoja, aparece com 4,3%.
Realizada entre os dias 6 e 9 de maio de 2024 em bairros da cidade e nas comunidades rurais, a pesquisa contou com 400 eleitores, apresentando uma margem de erro de 4,9% para mais ou para menos. O registro no T.R.E possui o número PA-02098/2024.
Na abordagem espontânea, em que não se mostra os nomes de pré-candidatos, a pesquisa detectou que o atual prefeito, Renato Ogawa, já aparece com um índice bem significativo, chegando a 44,3%. O seu oponente, Odemir Pantoja, vem com 2,3%. Wladimir Viana, 1,5%; Luis Leão, 1,3%. Vilaça, Rubens e Luiz da Sucesso aparecem com 0,3% cada. O percentual de votos flutuantes chega a 50%.
Na pesquisa estimulada, Renato Ogawa lidera com 59,3% das intenções de voto, enquanto Odemir Pantoja obtém 4,3%. Wladimir Viana e Luis Leão registram 2,8% cada. Há também uma parcela considerável de votos flutuantes, totalizando 30,8%. A diferença entre Renato e Odemir na preferência dos eleitores é de 55 pontos percentuais.
Em relação à rejeição, a pesquisa aponta que 52,5% dos eleitores não rejeitam nenhum dos pré-candidatos. Luís Leão é o mais rejeitado, com 14,8%, enquanto Renato Ogawa possui uma rejeição de 8,8%.
A aprovação do governo de Helder Barbalho em Barcarena é alta, com 87,3% de aprovação e 8,8% de desaprovação entre os eleitores.