DM Benefícios
Slide
Slide
Slide
Slide
Murucupi
Governo do Estado
previous arrow
next arrow

Pesquisadores do ODSB visitam operações da Hydro Alunorte e Albras

O Projeto Observatório do Desenvolvimento Sustentável de Barcarena fornecerá indicadores relacionados à saúde, educação, mobilidade, questão territorial de Barcarena.

Em mais uma etapa de cooperação com a Hydro, pesquisadores do Projeto Observatório do Desenvolvimento Sustentável de Barcarena (ODSB), uma parceria entre a Universidade Federal do Pará (UFPA) e o Fundo de Sustentabilidade Hydro (FSH), passaram por uma imersão nas operações da Hydro Alunorte e Albras, em Barcarena, conhecendo a rotina e áreas das empresas a partir da apresentação dos próprios empregados, a evolução das operações e tecnologia nos parâmetros ambientais e suas contribuições socioeconômicas para o território.

A visita nas operações, a convite do FSH, teve o objetivo de contribuir para a análise técnica dos pesquisadores, um grupo de professores e alunos da UFPA, que vão compor o banco de dados para os indicadores do Observatório relacionados à saúde, educação, mobilidade, questão territorial para qualificar o debate sobre os desafios do desenvolvimento territorial de Barcarena.

 “A presença da academia dentro da indústria é muito importante para construirmos, com base científica e coletiva, soluções para Barcarena e seus habitantes”, afirma Higia Brandão, gerente de programas socioambientais da Hydro.

Para Mário Lima, aluno de Ciência da Computação, a visita é fundamental para construção a construção do banco de dados  do ODSB: “Conhecer as operações e outras áreas de conhecimento enriquece o entendimento de cenário para a construção do banco de dados do Observatório, o entendimento das ferramentas para o entendimento da população”, afirma.

A professora da UFPA e coordenadora do projeto Observatório, Maria Amélia Enriquez, acrescenta que conhecer Barcarena e a realidade local é muito importante para o sucesso do projeto. “Vivenciar o cotidiano do município nos ajuda a compreender suas nuances e demandas específicas, guiando nossa análise de dados e nossas ações”.

Com a participação ativa de professores e alunos de diversas áreas, como Economia, Matemática, Estatística e Ciência da Computação, o Observatório de Barcarena está em pleno funcionamento. Nos próximos meses, eles estarão envolvidos na coleta de dados e na construção da plataforma ODSB em colaboração com os parceiros da IBS. A ferramenta, considerada estratégica para a IBS, também será uma base de dados para o FSH, além disso, o Observatório será um instrumento de pesquisa e estudos para os parceiros no município, inclusive o poder público e a sociedade civil.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nos envie uma mensagem

Governo do Estado
DM Benefícios
Slide
Slide
Slide
Slide
Murucupi
previous arrow
next arrow