Os trabalhadores portuários do Porto de Vila do Conde, em Barcarena (PA), paralisaram suas atividades por 12 horas nesta terça-feira (22), em protesto contra possíveis alterações na Lei dos Portos (Lei 12.815/2013). O ato, que ocorre em portos de todo o país, é coordenado pela Federação Nacional dos Portuários (FNP), Federação Nacional dos Estivadores (FNE) e Fenccovib, representando cerca de 50 mil profissionais do setor.
A manifestação local aconteceu no primeiro turno de trabalho, nas imediações da portaria da Companhia Docas do Pará (CDP). Os portuários temem que as alterações propostas pela Comissão de Juristas para Revisão Legal da Exploração de Portos e Instalações Portuárias (Ceportos) – cujo relatório será votado na Câmara dos Deputados em Brasília nesta quarta-feira (23) – resultem em perdas significativas para a categoria.
Além da paralisação, está previsto um Ato Público em Brasília, onde a comissão apreciará as emendas e o texto final do anteprojeto de revisão da Lei dos Portos. Segundo os manifestantes, as mudanças podem representar retrocessos nas condições de trabalho e na segurança da classe portuária.
Foto: Redes Sociais