Um vídeo repercutiu nas redes sociais após uma mulher relatar a ausência de médicos para atender os pacientes na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Vila dos Cabanos, em Barcarena. As imagens, registradas no dia 19, mostram pessoas aguardando atendimento enquanto a mulher desabafa sobre a demora no cuidado médico, especialmente para sua filha.
No vídeo, a mulher conta que sua filha estava esperando por horas para ser atendida na UPA. As cenas geraram repercussão e a prefeitura de Barcarena, por meio da Secretaria Municipal de Saúde – Semusb, emitiu uma nota de esclarecimento sobre a situação.
Segundo a nota oficial, a mãe e sua filha deram entrada na UPA 24h da Vila dos Cabanos por volta das 22h06 do dia 19. A jovem apresentava sintomas como tontura, náuseas e dor de cabeça, tendo sido classificada com a pulseira verde, o que indica um atendimento em até 2 horas.
A nota destaca que a paciente recebeu atenção médica e de enfermagem às 23h42, dentro do prazo estabelecido pelo protocolo. Após ser medicada e permanecer em observação por mais 3 horas, foi liberada.
Ainda de acordo com a prefeitura, no momento do vídeo não havia superlotação na UPA, que contava com três médicos disponíveis, sendo dois atendendo pacientes e um na sala vermelha, além de uma equipe completa de enfermeiros e técnicos em enfermagem, seguindo o protocolo diário da unidade.
“A prefeitura de Barcarena, por meio da Secretaria Municipal de Saúde – Semusb, informa que a mãe e sua filha de 21 anos deram entrada na UPA 24h da Vila dos Cabanos, em Barcarena, na terça-feira, 19, às 22h06. A jovem apresentava quadro de tontura, náuseas, dor de cabeça e, após avaliação recebeu a pulseira da cor verde, classificação de risco em que o paciente pode ser atendido em até 2 horas, ou seja, até 00h06.
Às 23h42 a paciente já havia recebido atenção médica e de enfermagem, tempo absolutamente normal de acordo com o protocolo. Foi medicada, ficou em observação por mais 3 horas e depois foi liberada.
No momento do vídeo divulgado, não havia superlotação nem qualquer outra anormalidade no atendimento, a Unidade contava com três médicos, à disposição 24h, sendo dois médicos no atendimento dos pacientes, e um médico na sala vermelha, bem como equipe completa de enfermeiros e técnicos em enfermagem. Esse é o protocolo diário da unidade.
A prefeitura de Barcarena, por meio da Assessoria de Comunicação, se coloca à inteira disposição da sociedade para a eventual necessidade de maiores informações”.