O avanço dos serviços de saneamento básico em Barcarena, no nordeste do Pará, tem gerado impactos que vão além da melhoria da saúde pública e da preservação ambiental. Os investimentos realizados por meio do programa Trata Bem Barcarena também estão abrindo novas oportunidades de trabalho no município. Desde o lançamento da iniciativa, a concessionária Águas de São Francisco já criou cerca de 300 empregos diretos e indiretos na região.
Acompanhando a expansão do Trata Bem Barcarena, a expectativa é que este número continue crescendo. De acordo com a Associação e Sindicato Nacional das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto (Abcon Sindicom), a universalização do saneamento no Brasil até 2033 pode gerar mais de 1,5 milhão de postos de trabalho. Um estudo da entidade aponta que, em 2023, o setor privado de saneamento registrou um crescimento de 4% no número de admissões diretas e terceirizadas, com 2,7 mil novas contratações — número superior à média de crescimento da indústria no mesmo período. Os dados têm como base a Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), do Ministério do Trabalho e Emprego.

Mesmo com a previsão de universalização dos serviços em Barcarena até 2025, a constante expansão urbana exige reforços nas equipes da concessionária. Novas áreas estão sendo integradas à cobertura dos serviços de água e esgoto, o que demanda mais profissionais nas áreas de operação, planejamento e atendimento. A recente inauguração de uma nova loja de atendimento na Vila dos Cabanos também contribuiu para a geração de vagas.
“Nós temos o compromisso de construir uma empresa que reflita a população que ela atende. A Águas de São Francisco é feita por pessoas, e acreditamos muito no potencial dos nossos colaboradores em transformar a cidade por meio do saneamento básico”, afirmou o diretor-presidente da concessionária, Pedro Augusto Freitas. “Com a expansão dos nossos serviços, queremos que novas vozes alcancem posições de liderança, em um ambiente de trabalho cada vez mais plural.”
Atualmente, duas vagas estão abertas na unidade da concessionária em Barcarena, uma para o cargo de Operador de Estação de Tratamento de Água (ETA) e outra para Fiscal. As inscrições seguem até o dia 6 de maio, e podem ser feitas por meio da plataforma Gupy.io. As oportunidades também são divulgadas nos canais oficiais da Águas de São Francisco no LinkedIn, Facebook e Instagram.

De acordo com a coordenadora de Recursos Humanos da concessionária, Isabel Vieira, além da contratação, há uma preocupação com a formação e o desenvolvimento dos colaboradores. “Isso é fundamental para que os serviços prestados sejam cada vez mais aprimorados. O trabalho de todos contribui com um bem maior, que é o futuro da cidade”, destacou.
Saneamento para todos até a COP-30
Lançado em 2024, o programa Trata Bem Barcarena tem como meta universalizar os serviços de água e esgoto até a realização da COP-30, que acontecerá em Belém, no ano que vem. A previsão é beneficiar mais de 120 mil moradores com obras de grande porte.
As ações incluem a implantação de mais de 100 quilômetros de novas redes de distribuição de água tratada, ampliação das Estações de Captação, construção de seis Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) e a instalação de 260 quilômetros de redes coletoras de esgoto.
Com isso, o fornecimento de água tratada deve alcançar 99% da população até o final de 2025, enquanto a cobertura de esgotamento sanitário chegará a 90% ainda no segundo semestre deste ano.