Uma empresa de pescado foi multada e teve cerca de 15 toneladas de pirarucu apreendidas durante uma operação de fiscalização da Receita Federal, em parceria com o IBAMA. A ação ocorreu em dois portos estratégicos nos estados do Amazonas e Pará. No total, foram retidas 6,1 toneladas de pirarucu no Porto de Manaus (AM) e outras 8,2 toneladas no Porto de Vila do Conde, em Barcarena (PA). As cargas tinham como destino Singapura.
A empresa foi multada em R$ 125 mil pelo IBAMA devido à falta de licença para exportação. As toneladas de pirarucu apreendidas serão doadas para instituições públicas, contribuindo para a preservação da fauna brasileira.
O pirarucu é listado na Convenção sobre Comércio Internacional das Espécies da Flora e Fauna Selvagens em Perigo de Extinção (Convenção CITES) e só pode ser exportado com licença emitida pelo IBAMA. A empresa não possuía essa licença, caracterizando uma tentativa de exportação ilegal. A fiscalização revelou ainda que a mesma empresa havia realizado duas exportações ilegais em 2023, totalizando 100 kg de pirarucu.
Com informações da Assessoria de Comunicação da Alfândega da RFB em Manaus.