O prefeito de Barcarena, Renato Ogawa, sancionou a Lei Complementar Municipal nº 0076, de 23 de dezembro de 2024, que autoriza a doação de um terreno de 50 mil metros quadrados ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA). A área (de propriedade do
Município de Barcarena) está localizada na Rua Estrada Velha do Porto da Balsa, no bairro Zita Cunha, e será destinada exclusivamente à construção de um campus da instituição no município.
O terreno, avaliado em R$ 769.137,60, será utilizado para ampliar o acesso à educação técnica e superior na região. A Lei estabelece que o imóvel deverá ser utilizado exclusivamente para a construção e operação do campus, sob pena de reversão ao patrimônio público caso a obra não seja iniciada em até 24 meses após a assinatura da escritura de doação.
Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs), autarquias federais vinculadas ao Ministério da Educação, oferecem cursos técnicos, tecnológicos e de graduação. A implantação do novo campus em Barcarena ampliará a inserção do município em projetos educacionais e científicos, atendendo às demandas do mercado de trabalho.
Uma resposta
Barcarena precisa de um campus sim, mais… ser for pequeno e não tiver todos os cursos, não vai funcionar da maneira serta como deveria, por isso tem que sem um campus bem grande, 50 mil metros é muito pouco perto do-que Barcarena pode oferecer, Barcarena pode dar, mais….. fica a dica.