Após o protesto realizado na manhã da quinta-feira (dia 19), no Trevo do Peteca, em Barcarena, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (Semas) emitiu uma nota a reportagem do Portal Barcarena esclarecendo os motivos da suspensão das atividades da mineradora Artemyn, localizada em Ipixuna do Pará.
A ação dos funcionários, que bloqueou a rotatória da PA-483, acesso ao Complexo Portuário de Vila do Conde, foi uma reação à paralisação determinada pela Semas, que impactou diretamente as operações de beneficiamento de minério em Barcarena.
Em nota, a Semas afirmou que suspendeu a licença da empresa Artemyn/Imerys pela não implementação de programas socioambientais:
“A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) suspendeu a licença da empresa Artemyn/Imerys pela não implementação de programas socioambientais estabelecidos como condicionante da licença da mina localizada no município de Ipixuna. Ressalta-se que o Ministério Público Federal (MPF) e a Defensoria Pública da União (DPU) também solicitam a mesma suspensão.”
Foto: Sillas Rodrigues – Redes Sociais