Hydro
DM Benefícios
Slide
Slide
Slide
Slide
Murucupi
previous arrow
next arrow
Cultura

O Outro Lado do Mucuruçá: Coletânea de histórias em quadrinhos exalta memórias de Barcarena

O Outro Lado do Mucuruçá: Coletânea de Histórias em quadrinhos exalta memórias de Barcarena
Organizada pela ilustradora e quadrinista Francy Botelho, a coletânea deve ser lançada durante a 27ª Feira Pan-Amazônica do Livro, em Belém

Uma nova coletânea de histórias em quadrinhos está prestes a ser lançada, trazendo um olhar encantador sobre os cenários, histórias e narrativas de Barcarena. “O Outro Lado do Mucuruçá” é uma criação coletiva organizada pela ilustradora e quadrinista Francy Botelho, por meio do projeto “Barcarena Fantástica”, com previsão de lançamento durante a 27ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, que acontece de 17 a 25 de agosto de 2024, em Belém.

Francy Botelho, que também é membro da Academia Barcarenense de Letras (ABARCLE), conta que começou a desenvolver o projeto após ser contemplada com um financiamento da Lei Paulo Gustavo em 2023. “Eu estava criando histórias em quadrinhos que se passavam em locais conhecidos de Barcarena, como o píer do Caripi, e decidi inscrever o projeto na categoria de Obra Literária. Fiquei muito feliz quando foi aprovado”, comentou.

Após a aprovação, Francy convidou vários artistas locais para colaborar. Entre os colaboradores estão os ilustradores Fabiana Pina, Milton Santos, o roteirista Sérnio Angelim e o também membro da ABARCLE, Leandro Guerreiro (que atuou na revisão do conteúdo). O quadrinista belenense Voney Nazareno prestou consultoria na revisão das narrativas presentes na coletânea.

“O Outro Lado do Mucuruçá” inclui quatro histórias ambientadas em locais conhecidos de Barcarena: Caripi, Cafezal, Rio Mucuruçá e Vila do Conde. “A ideia é criar um registro visual acessível e de fácil leitura dessas histórias e localidades, principalmente para o público infantojuvenil”, explicou a ilustradora.

A HQ será publicada nos formatos digital, audiobook e impresso. Parte das cópias impressas será destinada gratuitamente a bibliotecas públicas e comunitárias de Barcarena, enquanto outra parte será comercializada pelos artistas envolvidos no projeto. “Queremos garantir que nossos jovens tenham acesso fácil a essas histórias e possam se conectar com a cultura local”, destacou Francy.

Formada em Artes Visuais, Mestranda em Comunicação da UFPA e membro titular da ABARCLE, Francy Botelho é reconhecida por seu trabalho em promover a cultura amazônica através dos quadrinhos. Ela é autora das HQs Purpúreo, Os contos de Aiyra e Co-autora de Niara, é também membro do Serendi (coletivo de quadrinistas mulheres da Amazônia), autora de vários projetos culturais com foco em difundir a cultura nortista através dos quadrinhos e já participou de eventos como a Feira Pan-Amazônica do Livro, a CCXP São Paulo e a Bienal do Livro do Rio. 

Hydro

Compartilhe:

Sicredi
Matrículas 2025
New Fortress
Governo do Estado - vacina
Governo do Estado - Infraestrutura
ASF
Dm Benefícios
Governo do Estado - Desmatamento
Búfalo Brasil
DM Benefícios
Murucupi
Hydro
previous arrow
next arrow

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nos envie uma mensagem