O leilão de três terminais portuários localizados em Vila do Conde, em Barcarena (PA), está previsto para outubro deste ano, como parte de um esforço do Governo Federal para expandir a infraestrutura portuária do país. Coordenado pelo Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), o arrendamento dos terminais VDC04, VDC10 e VDC29 (destinados à movimentação de minerais, fertilizantes e grãos) faz parte do segundo bloco de concessão, juntamente com terminais localizados nos portos de Itaguaí, no Rio de Janeiro, Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, e no Porto de Santana, no Amapá.
Ao longo deste ano, o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) realizará três rodadas de arrendamento de áreas portuárias, com um investimento total estimado em mais de R$ 870 milhões.
O primeiro leilão de terminais portuários deste ano ocorreu no dia 21 de agosto, resultando no arrendamento de cinco áreas localizadas em Pernambuco, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro. Os investimentos previstos são de cerca de R$ 74 milhões, para modernização dos ativos.
Foto: Divulgação/ANTAQ