No próximo dia 12 de setembro, o Projeto Formações IEE, do Instituto Esporte e Educação (IEE), desembarca em Barcarena, para capacitar professores, gestores, coordenadores e diretores em metodologia esportiva. A iniciativa faz parte de um ciclo de formações que acontecerá em quatro cidades do Norte e Nordeste do Brasil, beneficiando cerca de 15.600 alunos em Lauro de Freitas (BA), Macapá (AP), Barcarena (PA) e Várzea Alegre (CE).
Ao todo, 223 profissionais da educação participarão dos treinamentos, que são baseados nos princípios do esporte educacional. Em Barcarena, será aplicado o terceiro módulo, que foca na Pedagogia do Esporte. Durante as atividades, os participantes terão a oportunidade de vivenciar esportes não convencionais, como ultimate frisbee, tiro com arco, esgrima e manbol, de acordo com os critérios do “bom jogo”, que incluem imprevisibilidade, desafios, novas aprendizagens e participação ativa.
O objetivo é mobilizar os educadores para transformar as escolas em espaços mais dinâmicos, favorecendo a prática de educação física e esportes. A metodologia utilizada foi desenvolvida ao longo dos 23 anos de atuação do IEE, que já capacitou mais de 63 mil professores em todo o Brasil.
O Projeto Formações IEE conta com o financiamento de empresas como VALE, Grupo CCR, Ultracargo, Ultragaz, Ipiranga, AEGEA, ISA CTEEP, entre outras, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte e Governo Federal.
Sobre o IEE – Criado em 2001 pela medalhista olímpica Ana Moser, o Instituto Esporte e Educação (IEE) já atendeu a 7,5 milhões de crianças e jovens e capacitou mais de 63 mil professores e educadores em todo o Brasil. Sua metodologia já chegou em 27% dos municípios brasileiros (1.488).
Foto: Reprodução/IEE