Hydro - Mudando a indústria do alumínio
ASF - Campanha “Zera Dívida”
Sicredi
Gente Saudável faz uma indústria saudável.
DM Benefícios
Slide
Slide
Murucupi
Slide
previous arrow
next arrow
TECNOLOGIA

Primeiro satélite de alto desempenho projetado no Brasil coleta imagens de Barcarena

O VCUB1, que pesa apenas 12 kg, está equipado com uma câmera de alta resolução e um avançado sistema de comunicação

A Visiona, joint-venture entre a Embraer e a Telebras, divulgou as primeiras imagens capturadas pelo VCUB1, o primeiro satélite de alto desempenho desenvolvido pela indústria nacional. Entre as cidades registradas estão Barcarena, no Pará, além de Brasília, Mossoró, São Paulo e Manaus. O VCUB1, que pesa apenas 12 kg, está equipado com uma câmera de alta resolução e um avançado sistema de comunicação.

O satélite, lançado em 2023, passou o primeiro ano focado no desenvolvimento e amadurecimento de sistemas, seguido pela calibração da câmera para capturar as imagens. Com isso, a Visiona concluiu a avaliação operacional do equipamento, que já é visto como um marco para o Programa Espacial Brasileiro. 

“Os satélites têm um papel fundamental no mundo todo e no Brasil. O VCUB1 pode ser utilizado em áreas como proteção ambiental, resposta a desastres naturais, combate às queimadas e desenvolvimento da agricultura”, explicou João Paulo Rodrigues Campos, CEO da Visiona.

Além disso, o VCUB1 é o primeiro satélite com software totalmente desenvolvido no Brasil, garantindo autonomia no projeto e permitindo a substituição de componentes com flexibilidade. Segundo Himilcon Carvalho, CTO da Visiona, o domínio do software embarcado coloca o Brasil em um seleto grupo de países capazes de desenvolver satélites de forma independente. “As imagens confirmam o desempenho dos sistemas e essas tecnologias devem equipar os próximos projetos da empresa”, afirmou.

O projeto, liderado pela Visiona, contou com a participação de diversas empresas e Institutos de Ciência e Tecnologias brasileiros como a OPTO Space & Defense, responsável pelo projeto e construção da câmera, a AMS Kepler, a Metalcard, a Orbital Engenharia, a Embrapii, por meio de sua unidade ISI Embarcados SENAI-SC, o Instituto de Aeronáutica e Espaço da Força Aérea e o INPE.  Além disso, contribuíram no desenvolvimento a Agência Espacial Brasileira, Embrapa, CPRM, CEMADEN, UFSC, ITA, Governo de Santa Catarina, CENSIPAM, IICA, Prefeitura de São José dos Campos, Naturantins, Transpetro e o IBAMA.

Fonte: Agência Espacial Brasileira

Hydro - Mudando a indústria do alumínio
Empregabilidade
previous arrow
next arrow

Compartilhe:

Governo do Pará - Usina da Paz de Barcarena
Hydro - Mudando a indústria do alumínio
ASF - Campanha “Zera Dívida”
Governo do Pará - Natal Encantado
Sicredi
Governo do Estado - Pará Sem Fogo
Gente Saudável faz uma indústria saudável.
New Fortress
Dm Benefícios
Governo do Pará - Natal Encantado
Búfalo Brasil
Murucupi
DM Benefícios
previous arrow
next arrow

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *