Barcarena está entre os 27 municípios do Pará que conquistaram o Selo UNICEF, reconhecimento pela melhoria de políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes entre 2021 e 2024. O município superou a média nacional em ao menos três indicadores de saúde, educação e proteção contra violência, conforme metas estabelecidas pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância.
Durante o ciclo de ações, Barcarena priorizou a permanência de crianças na escola, aumentou a cobertura vacinal, incentivou hábitos de higiene e ampliou o acesso à água limpa. A conquista do selo foi possível graças ao trabalho conjunto de secretarias municipais e Conselhos Tutelares, com destaque para a atuação do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e os Fóruns Comunitários, fundamentais para engajar a comunidade nas metas.
“São muitas atividades e metas, e só quem participa diretamente sabe das responsabilidades e compromissos assumidos. Agradeço ao prefeito Renato Ogawa, que desde o início da gestão assumiu o compromisso de melhorar a vida de crianças e adolescentes de Barcarena”, afirmou Francinéa Dias, Articuladora Municipal do Selo.
Dos 11 municípios da Região de Integração do Baixo Tocantins, apenas Abaetetuba, Barcarena e Baião conquistaram reconhecimento. Em todo o Brasil, 923 cidades, onde vivem mais de 8 milhões de meninas e meninos de 0 a 19 anos, avançaram mais do que a média nacional em diversas áreas e conquistaram o Selo UNICEF