O artista visual Danilo Pontes, de 32 anos, está participando da 34ª edição do Salão Bunkyo de Arte Contemporânea, realizado no Espaço Cultural Bunkyo, em São Paulo. A exposição, que ocorre de 24 de novembro a 8 de dezembro, traz três obras inspiradas no naufrágio do navio Haidar, ocorrido em 6 de outubro de 2015, no Porto de Vila do Conde, em Barcarena.
Os trabalhos, intitulados Barcarena I, Barcarena II e Barcarena III, foram criados a partir de fotografias jornalísticas que retratam cenas do incidente com 5 mil bois vivos e 700 toneladas de combustível no rio, causando um dos maiores desastres ambientais do Pará.
Danilo, natural de Belém e residente em Salvador, é formado em Artes Visuais pela Universidade Federal do Pará (2018) e atualmente cursa mestrado em Artes Visuais na Universidade Federal da Bahia. Ele desenvolve pesquisas que buscam captar oscilações entre modos de vidas opostos, no qual se criam pontos de tensões que se materializam em eventos visuais, explorando essas questões em suas obras.
Os trabalhos expostos no Salão Bunkyo também estão disponíveis para venda. Segundo o artista, elas representam um olhar sensível e crítico sobre um episódio que marcou Barcarena e a Amazônia.