O governador do Pará, Helder Barbalho, assinou nesta segunda-feira (17), a Ordem de Serviço (OS) para iniciarem as obras de construção do Novo Hospital Municipal de Barcarena. Com investimento estadual de R$ 99,5 milhões, o hospital será uma referência em saúde pública, beneficiando os mais de 137 mil habitantes do município e cidades vizinhas. O novo Wandick Gutierrez será o primeiro hospital municipal de alta complexidade do Baixo Tocantins.
Durante a cerimônia, Helder Barbalho destacou a importância do novo hospital para a população. “Eu quero aqui falar da minha felicidade, pois sei quantos casos do pescador ou do trabalhador lá de Vila do Conde, que muitas vezes sofre um acidente e tem que entrar em uma ambulância e ser mandado embora, mas agora não. Agora, quando precisar, a ambulância vai pegar onde ele estiver e trazer para o Hospital Municipal, aqui na cidade, para imediatamente ser atendido, pois será um hospital de portas abertas, sem regulação”, afirmou o governador.
O novo hospital terá três pavimentos e contará com 68 leitos, sendo 54 de internação, 10 de UTI e 4 de emergência. Além disso, a unidade será equipada com tomógrafo, raio-X, ecocardiograma, eletrocardiograma, ultrassonografia, ressonância magnética de última geração, 10 boxes de Pronto Atendimento e 3 salas de cirurgia. “Um hospital que será porta aberta para urgência e emergência, equipado para cirurgia, para que possamos atender os casos de média e alta complexidade”, reforçou Barbalho.

A Prefeitura de Barcarena doou o terreno para a construção do hospital e garantiu o apoio com toda a infraestrutura local. O prefeito Renato Ogawa celebrou a parceria com o governo estadual. “Eu tenho certeza que toda a sociedade barcarenense também é grata por esse olhar do governador, a cada um que vive aqui e também por essa longa parceria e da forma que ele conduz todo o Pará”, disse Ogawa.
Para Sipriano Ferraz, secretário-adjunto de Saúde do Estado do Pará (Sespa), a obra representa um divisor de águas para a região. “Com certeza será um marco para a saúde de Barcarena e toda a região do Baixo Tocantins, onde teremos mais 54 leitos de alta complexidade, dos quais 10 são UTI. E um ponto muito legal é que teremos neste hospital a primeira ressonância magnética com equipamento de última geração”, destacou.
Profissionais da saúde e moradores também comemoraram o anúncio. O médico Caio Nery ressaltou que o novo hospital resolverá uma demanda crítica do município. “Temos necessidade de alguns leitos cirúrgicos, leitos especializados de pacientes que às vezes ficam internados, por muito tempo, à espera desse leito. E com esse novo hospital, de grande e média complexidade, vai fazer com que não fiquemos mais dependendo do paciente ser referenciado para outra cidade, outro município. Agora aqui mesmo, faremos este atendimento”, explicou.
A agricultora Orlandina Brasil, mãe de três filhos, também celebrou a notícia. “Tenho três filhos e um precisa sempre de atendimento médico, então, saber que teremos um novo hospital aqui no nosso município, me deixa muito feliz”, disse.



































Respostas de 5
Reading your article helped me a lot and I agree with you. But I still have some doubts, can you clarify for me? I’ll keep an eye out for your answers.
This should be featured everywhere.
Bookmarking this for later.
This content stands out from the rest.
O governo é top!