O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) concluiu a totalização de todos os votos do segundo turno das Eleições Gerais 2022 às 00h18 desta segunda-feira (31). O município de Barcarena elegeu Lula da Silva (PT) com 64,66% dos votos, e Jair Bolsonaro (PL) obteve 35,34%. Em comparação aos números do primeiro turno, Bolsonaro teve 2.964 votos a mais e Lula 1.832.
Foto: Divulgação
Assim como no restante do país, um número expressivo de eleitores não votou neste domingo. Segundo o TSE, 17.992 barcarenenses não compareceram às urnas, isso corresponde a 19,03% do eleitorado na cidade. Brancos e Nulos somaram 2,49% dos votos. Nacionalmente, as abstenções somaram 32.770.982, 20,95% do eleitorado do Brasil.
Em Barcarena, a campanha do presidente eleito, Lula da Silva do (PT), contou com o apoio do prefeito Renato Ogawa, sua vice-prefeita Cristina Vilaça, do deputado estadual eleito Lú Ogawa e de boa parte dos vereadores do município. Algumas lideranças comunitárias da base de apoio dos Ogawa’s, não o acompanharam no segundo turno das eleições presidenciais por se considerarem mais à direita e menos “progressistas” ou ainda “conservadores”. Esses aliados tiveram o respeito do líder municipal.
Por outro lado, as novas lideranças políticas “conservadores” de Barcarena, que além de terem conseguido 26.380 votos para Bolsonaro, conseguiram também visibilidade, respeito e se tornaram em um grupo que, até então era desconhecido e sem lideranças, agora mais organizados e que já começa a pensar nomes para concorrer às vagas no parlamento municipal. Inclusive se fala em levantar nomes do grupo para disputar a cadeira do executivo em Barcarena.
Boa parte das lideranças e representações políticas que apoiaram o “movimento conservador de direita” em Barcarena, devem retornar à base do grupo político dos Ogawa’s.
O Portal Barcarena segue observando com imparcialidade a movimentação política local.
Por: Edinei Campo/Jairo Castro – Portal Barcarena