O diretor da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), Caio Farias, juntamente com o Gerente Regional Unidade Regional de Belém (GREBL) da ANTAQ, Cleydson Silva, conduziu uma série de visitas técnicas ao Pará na última semana. Durante a agenda, foram visitados o Porto de Vila do Conde (Barcarena), bem como, Terminais de Uso Privado (TUP) e áreas arrendadas da região. O encontro também incluiu uma reunião com o presidente da Companhia Docas do Pará (CDP), Jardel Rodrigues.
Além disso, uma reunião realizada na sede do Sindicato das Empresas de Navegação Fluvial e Lacustre e das Agências de Navegação no Estado do Pará (Sindarpa), com representantes do setor, empresas associadas e diversos representantes do setor aquaviário, armadores fluviais e representantes dos portos privados. Entre os presentes estavam associados da Associação dos Terminais Portuários e Estações de Transbordo de Cargas da Bacia Amazônica, o diretor de gestão portuária da Cia Docas do Pará (CDP), Alexandre Carvalho, e o ex-diretor da ANTAQ, Adalberto Tokarski, abordou desafios do setor, buscando aprimorar a regulamentação para promover eficiência e segurança nos serviços de transporte aquaviário, essenciais para o desenvolvimento sustentável da Amazônia
Durante as discussões, o diretor Caio Farias abordou temas como concessões hidroviárias e a Agenda Regulatória 2025/2027 da ANTAQ. Destacou-se também a previsão de leilões para três terminais localizados no Porto de Vila do Conde: VDC 04, VDC 10 e VCD 29, que devem ocorrer este ano.