Hydro
DM Benefícios
Slide
Slide
Slide
Slide
Murucupi
previous arrow
next arrow

Atrasados do INSS, veja quem vai receber em 2022.

Os atrasados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), se referem a valores aos quais o segurado tem direito, mas que não foram pagos no período correto.

Os atrasados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), se referem a valores aos quais o segurado tem direito, mas que não foram pagos no período correto.

É importante lembrar que não é só o segurado aposentado ou seus dependentes (como no caso da pensão por morte) que tem direito de receber os valores. Isso porque, caso o segurado faleça, os seus herdeiros passam a ter direito aos pagamentos que eram devidos ao falecido.

Como é feito o pagamento de atrasados do INSS?

Muitos segurados possuem dúvidas quanto à forma como acontece o pagamento dos atrasados do INSS, e a resposta para essa dúvida depende do procedimento escolhido pelo segurado.

Isso porque o procedimento pode ser feito de duas maneiras, a primeira delas via processo administrativo (pedido inicial ou recurso feito ao próprio INSS), onde o pagamento é feito diretamente na conta indicada pelo segurado.

Como existe também casos em que o segurado deve recorrer à Justiça para ter direito de receber os atrasados do INSS. Nesse modelo o pagamento acontece seguindo dois procedimentos diferentes, que são eles:

– Via Requisição de Pequeno Valor (RPV), limita em até 60 salários mínimos (R$ 72.720 em 2022);

– Via Precatório, para os pagamentos com valor superior a 60 salários mínimos, o que também exige um processo mais demorado.

Logo, não é possível trazer com tanta clareza quanto tempo o segurado deverá aguardar para receber os valores atrasados. Isso porque tudo varia conforme o pedido, valores e demais particularidades de cada processo.

Quem vai receber os atrasados em 2022?

Para garantir o direito ao recebimento dos atrasados do INSS é necessário que os segurados conquistem o direito à concessão ou revisão do benefício, que ocorre via administrativa ou judicial.

Assim, vão receber os atrasados do INSS em 2022 referente aos precatórios os segurados contemplados com os valores liberados entre 2 de julho de 2020 e 1º de julho de 2021.

Isso porque quem tem direito a valores acima de 60 salários recebem por precatórios que são mais demorados e são pagos apenas uma vez por ano.

Já no caso das Requisições de Pequeno Valor (RPVs), vão receber os segurados que conforme cada mês tiveram a liberação aprovada por um juiz. Veja quem recebe:

Fonte: jornalcontabil.com.br

Hydro

Compartilhe:

Governo do Estado 1
Hydro
New Fortress
Governo do Estado 2
ASF
Dm Benefícios
Governo do Estado 3
Búfalo Brasil
DM Benefícios
Murucupi
previous arrow
next arrow

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nos envie uma mensagem