Barcarena esteve presente no evento promovido pela companhia estatal chinesa Sino-Lac, realizado na sede da Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa), em Belém. O encontro “Uma Nova Oportunidade ao Comércio Global” teve como objetivo apresentar a Plataforma de Logística Integrada construída pela Sino-Lac na área portuária e industrial de Zhuhai, na China, um projeto pioneiro que visa fomentar o comércio internacional com a América Latina.
Desde 2019, o Governo do Pará, por meio da Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec), em parceria com a Sino-Lac, vem articulando a criação de uma plataforma semelhante na área portuária e industrial de Barcarena. O projeto visa desenvolver uma estrutura logística abrangente, gerenciada pela estatal chinesa, voltada para a exportação de produtos brasileiros, principalmente alimentos como proteínas animais e vegetais, com destino ao mercado chinês, utilizando a plataforma de Zhuhai como ponto de desembarque.
Durante o evento, o grupo chinês apresentou detalhes do projeto, que resultou de 10 anos de estudos e investimentos. Eles destacaram o apoio recebido da Codec e a articulação com diversos órgãos e instituições locais, como Sedeme, Sedap, Fiepa, Ufra e prefeituras de Barcarena, Santarém, Bragança e Paragominas, além de associações comerciais.
“A iniciativa conjunta entre Pará e China avançou muito desde 2019, com a participação de diversas instituições locais. Hoje, vemos o lançamento dessa plataforma em Zhuhai, já com uma estrutura completa, incluindo um prédio destinado ao Brasil, para recepção de exportações brasileiras. Esse é um passo importante para agregar valor aos nossos produtos, usando tecnologia e mão de obra local”, destacou Lutfala Bitar, presidente da Codec.
A vice-prefeita de Barcarena, Cristina Vilaça, reforçou a importância das relações comerciais entre Brasil e China, que já duram mais de 50 anos. Segundo ela, o projeto contribuirá para enfrentar desafios como variações de preços e o alto custo de frete, ressaltando o papel estratégico do Porto de Vila do Conde na logística entre o Pará e Zhuhai. Cristina também mencionou que as negociações para a nova Rota da Seda estão em estágio avançado.
O vice-presidente da Fiepa, Clóvis Carneiro, enfatizou a relevância da parceria para a intensificação do comércio exterior com a China. “Essa cooperação pode modernizar o setor industrial paraense, impulsionando sua produtividade por meio da importação de tecnologia e bens industriais”, afirmou.
O evento foi mais um avanço nas negociações para fortalecer o comércio bilateral entre Brasil e China, com foco no desenvolvimento logístico e industrial do Pará. Alem da vice-prefeita, Cristina Vilaça, o Secretário de Industria, Comércio e Tecnologia de Barcarena, Marco Aurélio Mendes, esteve no evento.