O Governo Federal, seguindo recomendação da Força Aérea Brasileira (FAB), está avaliando a construção de dois aeroportos executivos no Pará, em preparação para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30), que acontecerá em Belém, em novembro deste ano. A proposta busca atender ao aumento esperado no fluxo de autoridades e voos durante o evento.
Um dos aeroportos está previsto para a região metropolitana de Belém e outro na Ilha de Marajó, a cerca de 140 km da capital. Em Barcarena, o prefeito Renato Ogawa (PP) recebeu recentemente uma comitiva da Infraero, junto ao secretário de Indústria, Comércio e Tecnologia, Marco Mendes, e ao diretor de operações portuárias da CDP, Alexandre Carvalho.

A visita teve como objetivo explorar a área potencial para o aeroporto de Barcarena, visto como essencial para impulsionar a mobilidade e o crescimento da região metropolitana. O Ministério do Turismo destaca que estão em andamento análises de viabilidade para garantir que esses novos equipamentos estejam operacionais durante a COP30.
Respostas de 3
Seria muito bom esse projeto de um aeroporto no município de Barcarena pós além da copa 30 temos muitos moradores que necessita pega vou e se desloca de Barcarena pra grande capital sendo que ,se for construído não mas precisamos se desloca pra capital.