Hydro
DM Benefícios
Slide
Slide
Slide
Slide
Murucupi
previous arrow
next arrow

BC CREW: Impacto cultural e social do breaking em Barcarena

BC CREW: Impacto cultural e social do breaking em Barcarena
O grupo nasceu da união de cinco jovens apaixonados pelo breaking e se destaca por seu impacto cultural e social no município.

O breaking, dança urbana que emergiu nas ruas do Bronx na década de 1970, transcende a mera dança para se tornar uma expressão artística, cultural e competitiva. Em Barcarena, o Breaking encontrou solo fértil, onde o grupo BC CREW, fundado na década de 2000, se destaca por seu impacto cultural e social. 

O BC CREW nasceu da união de cinco jovens apaixonados pelo breaking: Anderson Santana, Leonam Nascimento, Leonardo Nascimento, Edwanderson e Maycon Nascimento. “Nossa inspiração foi a mesma de muitos bboys e Crews da época”, relembra Leonam Nascimento. Com raízes familiares fortes, o grupo cresceu de cinco para dez membros adultos, além de novos talentos mirins, totalizando 17 competidores ativos. Além disso, o grupo acolhe 32 alunos em treinamento, promovendo um verdadeiro celeiro de novos talentos. Neste ano de 2024, atletas do grupo participaram de pelo menos oito competições de breaking, desde batalhas locais até eventos de renome nacional, como o Circuito Paraense de Breaking e o Red Bull BC One Cypher Fortaleza.

PROJETOS 

O grupo não se limita às competições e continua a expandir suas atividades e influência no município. Projetos como King of The Crown e Breaking nas Escolas promovem a inclusão social e cultural através do breaking. O King of the Crown, por exemplo, é uma competição anual cuja inscrição é 1 kg de alimento não perecível, posteriormente doado à secretaria de assistência social. “Esse evento deu e tem dado muita visibilidade para a cena Breaking na cidade”, comenta Leonam. Desde a primeira edição em 2018, Barcarena viu um aumento significativo de eventos de breaking, revitalizando a cena local. 

“Só esse ano Barcarena promoveu 3 eventos e irá promover mais dois. Isso é uma conquista indireta de um evento promovido lá no ano de 2018. Além do feito, de resgatar antigos praticantes e surgirem novos praticantes de breaking”, disse.

Já o Breaking nas Escolas, iniciado em abril de 2023, oferece aulas de breaking a alunos do colégio Gênesis por uma taxa simbólica. “Nosso objetivo é formar uma turma para competições e integrar as crianças na cultura hip-hop”, explica Leonam. O projeto já conta com cinco alunos e pretende expandir, preparando-os para participações em eventos como os Jogos Escolares Paraenses (JEP’s).

BREAKING NOS BAIRROS

Outro projeto de destaque é o Breaking nos Bairros, que surgiu de uma demanda em fortalecimento do Breaking e da cultura Hip Hop em Barcarena. A iniciativa tem o objetivo de realizar uma ação em vários bairros de Barcarena, sendo urbano, ilha e rural. “Queremos promover a cultura hip-hop em todas as partes da cidade e também tivemos a pretensão de visibilidade do grupo e instigar crianças e adolescentes a praticarem o Breaking”.

OLÍMPICO E ALÉM

O breaking está prestes a fazer sua estreia nos Jogos Olímpicos de Paris-2024, com isso, a modalidade ganha ainda mais relevância. Para Leonam, essa conquista abre portas para todos os envolvidos no breaking: “Acredito que o Breaking desportivo mesmo sendo diferente no ponto de vista do Breaking cultural, em relação ao julgamento dos jurados e da forma que o evento acontece, é uma grande porta de oportunidades aberta para todos que praticam. Como modalidade olímpica é uma grande conquista. Vai dar oportunidades aos bboys e bgirls, educadores físicos, fisioterapeutas e toda uma cadeia de profissionais”, celebra.

“Queremos vestir a camisa de Barcarena e representar a cidade no mais longe que alcançarmos”

O BC CREW tem objetivos ambiciosos. Leonam planeja transformar o grupo em um instituto para desenvolver projetos sociais e ampliar a presença nas redes sociais, buscando patrocinadores e apoiadores. A ideia é levar o breaking para o maior número possível de lugares em Barcarena, com passos firmes e planejados.

Hydro

Compartilhe:

Sicredi
Hydro
New Fortress
Governo do Estado 2
ASF
Dm Benefícios
Governo do Estado 3
Búfalo Brasil
DM Benefícios
Murucupi
previous arrow
next arrow

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nos envie uma mensagem