O “Inverno Amazônico” é caracterizado pelo excesso de chuvas e quedas das temperaturas na região Norte e parte do Nordeste do Brasil. No Pará, esse é período mais chuvoso e ocorre normalmente entre os meses de dezembro a maio.
Foto: Divulgada da Internet
Apesar do mês de junho ser conhecido pelo fim das chuvas quase diárias e da sensação de tempo “abafado”, o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), continua alertando sobre a probabilidade de chuvas Intensas na região do Baixo Tocantins.
Na última terça-feira, o órgão emitiu um aviso sobre as condições do tampo na região de Barcarena, onde há possibilidade de chuvas entre 20 e 30 mm/h. Hoje o município permanece na área de alerta para pancadas de chuvas fortes e ventos intensos. Segundo o comunicado meteorológico, o grau de severidade é considerado baixo.
Oficialmente o “Inverno Amazônico” não é considerado uma estação do ano, pois o período em que ele acontece está associado ao verão e outono no calendário de meteorologia nacional.
As causas do aumento das chuvas em pleno verão brasileiro estão ligadas principalmente a umidade atmosférica e também pela atuação das Zonas de Convergência Intertropicais (ZCITS).
No Portal Barcarena você também encontra a previsão do tempo atualizada para a cidade.
Por: Portal Barcarena