DM Benefícios
Slide
Slide
Slide
Slide
Murucupi
Governo do Estado
previous arrow
next arrow

Codec e Sedeme firmam protocolo de intenção com mineradora para viabilizar projeto em Barcarena

O acordo visa apoiar a instalação de uma unidade industrial no município para o processo siderúrgico.

Em reunião realizada  na última quarta-feira (7), com membros da Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec), o presidente da Codec, Lutfala Bitar, assinou um protocolo de intenções que viabiliza o andamento do projeto da Bravo Mineração em Barcarena. O documento também foi assinado pelo diretor executivo da mineradora, Luis Azevedo, e pelo secretário adjunto, Carlos Ledo, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia do Pará (Sedeme).

Na prática, a assinatura do protocolo de intenção é mais um avanço no processo de  implantação do empreendimento siderúrgico idealizado pela Bravo Mining, que quer atuar como empresa-âncora na futura Zona de Processamento Econômica (ZPE) de Barcarena. De acordo com a Codec, o novo processo de criação da ZPE de Barcarena, encontra-se em fase final de elaboração.

Para Lutfala Bitar, presidente da Codec, a chegada da Bravo Mineração ao estado do Pará traz inúmeras vantagens. “A vinda da Bravo Mineração para o Estado é positiva pelas seguintes razões: primeiro, colabora para a verticalização mineral, com a siderurgia de minerais estratégicos e da transição energética como níquel, cobre e platina”, afirmou.

Ele ainda acrescentou que “a segunda razão tem a ver com os resíduos, a escória siderúrgica e o ácido sulfúrico se integram com as cadeias locais do cimento, construção civil e as indústrias de adubos e fertilizantes que atualmente estão crescendo no Pará, e para nós, enquanto Companhia, é de extrema importância trazer empresas com essa visão de verticalização da nossa matéria-prima”.

O diretor executivo da mineradora, Luis Azevedo, enfatizou a importância da parceria com a Codec e expressou o desejo de verticalizar ao máximo a produção de minérios no Pará. “É do nosso interesse verticalizar ao máximo essa produção de minérios aqui no Pará. Nós sabemos que o governo do Estado também tem essa missão e nós estamos muito orgulhosos de junto com eles participar desse processo”, afirmou Azevedo.

“Nosso interesse é que junto conosco venham outras empresas para fazer parte desse projeto e nós temos a satisfação de ver que aqui na Codec as coisas ocorreram na maior celeridade. O apoio da Sedeme também foi fundamental e agora é trabalhar e licenciar nosso projeto lá em Curionópolis e trazer parceiros para esse empreendimento”, concluiu.

Além do secretário adjunto da Sedeme, Carlos Ledo, também estiveram presentes no encontro os diretores da mineradora e o corpo técnico da Codec.

O Projeto

A Bravo Mineração planeja extrair metais nobres como paládio, platina, rádio e níquel em Curionópolis, no sudeste do estado. O Protocolo de Intenções assinado com o Estado, através da Codec e da Sedeme, visa apoiar a instalação de uma unidade industrial em Barcarena para o processo siderúrgico. 

Fonte: Agência Pará

Compartilhe:

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nos envie uma mensagem

Governo do Estado
DM Benefícios
Slide
Slide
Slide
Slide
Murucupi
previous arrow
next arrow